Notícias da Diocese › 02/02/2015

Pequenas Missionárias emitem votos perpétuos e celebram jubileu

Com o tema: “O Mestre está aí e te chama.” (Jo 11,28) e o lema: “Um dia o chamado. Para sempre uma história de amor.” a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada convida para a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom José Valmor Cesar Teixeira, na qual emitirão Votos Perpétuos: Irmã Márcia Maria Silva Régis, Irmã Edilaine Barbosa do Amaral, Irmã Naudriane de Souza, Irmã Júlia Barbosa da Silva, Irmã Fabiana Rizzi. Celebrarão Jubileu de Prata: Irmã Rosana Maria de Lima e Irmã Aparecida dos Santos Costa (in memoriam) e Jubileu de Ouro: Irmã Maria Silvia da Eucaristia e Irmã Maria Patrícia do Coração de Jesus.

[box_light]

Dia 7 de fevereiro – Santa Missa, 18h

Dia 8 de fevereiro – Santa Missa, 7h, 9h e 18h

Dia 10 de fevereiro – Terço Vocacional – 18h30 e Santa Missa, às 19h30

Dia 11 de fevereiro de 2015 – Profissão Perpétua – às 19h30

As celebrações acontecem na Paróquia São Benedito (Praça Padre José Rubens Bonafé, 50 – Alto da Ponte), em São José dos Campos.

[/box_light]

logo_ano_vida_consagrada

O que é a profissão e quais são os votos professados?

Ir. Edy Faria, pmmi: A Profissão religiosa é uma celebração litúrgica onde a consagrada (irmã) ou o consagrado professam publicamente os votos religiosos (conselhos evangélicos) de pobreza, castidade e obediência. Os votos religiosos estão fundamentados na Sagrada Escritura que tem uma origem divina, cristológica e refletem no seguimento de Jesus Cristo a “pessoa” central onde se baseia toda a vida cristã e em especial para a “vida consagrada”.

Qual a importância da vida religiosa e consagrada para a Igreja?

Ir. Adriana Puzi, pmmi: Na exortação apostólica sobre a Vida Consagrada, o Santo Padre João Paulo II ressalta que “a vida consagrada está colocada mesmo no coração da Igreja, como elemento decisivo para a sua missão, visto que exprime a íntima natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja – Esposa para a união com o único Esposo. Diversas vezes se afirmou, no Sínodo, que a função de ajuda e apoio exercida pela vida consagrada à Igreja não se restringe aos tempos passados, mas continua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do Povo de Deus porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão.

Como uma moça pode ingressar na Congregação?

Ir Adriana Puzi, pmmi: A moça que esta interessada na Vida Religiosa torna-se Vocacionada, ou seja, é chamada a iniciar um caminho de discernimento vocacional e inicia um processo de acompanhamento com as Irmãs por meio de retiros, encontros e atendimento pessoal. Aos poucos vai conhecendo o carisma da Congregação e percebendo em seu coração onde Deus a quer.

Inicia assim um processo de formação inicial vivendo em comunidade e conhecendo através dos estudos os Documentos da Igreja , o Carisma, a missão e Apostolado da Congregação. Já participando da Vida do Instituto, torna-se Noviça, recebendo assim o Hábito Religioso, levando através deste sinal externo seu desejo de consagrar-se inteiramente.

Continua sua vida de Oração, meditação, estudo e trabalho se preparando, assim, para emitir os Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Recebe como sinal externo, no dia de sua profissão, a Custódia, sinal de Jesus Eucarístico o Belo Esposo de sua Alma. Como um novo alvorecer, a Irmã é considerada Juniorista e continua seu aprendizado com aulas, cursos, retiros e encontros para assim melhor discernir, agora com maturidade, a sua Resposta ao Chamado de Deus que a escolheu para ser sua esposa.

Como sinal de sua resposta, ela se prepara para sua Profissão Perpétua quando, diante da Igreja e dos familiares, emite os votos Perpétuos de Pobreza, Obediência e Castidade expressando diante de todos o que já em seu coração foi selado desde o primeiro momento e que sentiu o Chamado de Deus.