Artigos › 21/10/2014

Portas que se abrem

Portas são realidades muito significativas. Servem para que as pessoas e as coisas entrem ou saiam trazendo o que de melhor podem oferecer ou levando embora aquilo que já não ajuda ou até atrapalha. Expressam acolhimento quando estão abertas ou a falta dele quando fechadas. São também símbolos de oportunidades.

Portas que se abrem são situações que se apresentam como ocasiões privilegiadas para aprender, crescer, fazer o bem, fazer diferença, ser transformado.

Nesta perspectiva poderíamos falar da missão evangelizadora, enfocada pela Igreja, de modo especial, no mês de outubro seja como missão ad gentes (ir a lugares distantes com maior necessidade) seja como ação evangelizadora paroquial. A ação missionária, assumida por toda a Igreja, é uma grande porta que deve se escancarar para fazer chegar a todos a pessoa, a mensagem, a vida e a salvação de Jesus Cristo que traz vida com sentido. Enquanto esta porta permanecer entreaberta será devedora à humanidade daquilo que há de mais necessário para que ela se encontre com a paz desejada por todos os seus membros. Outubro é tempo de rezar e participar da coleta pelas missões, mas é também oportunidade para tomar consciência de que devemos ser todos missionários, conforme vem pedindo com insistência o Papa Francisco.

Porta aberta é também o Jornal Expressão, que todos os meses chega às suas mãos como órgão oficial de comunicação da Diocese de São José dos Campos levando-lhe os acontecimentos, realizações e conquistas das Paróquias, Pastorais, Movimentos e Organismos desta Igreja Particular. É porta que se abre para deixar sair os conteúdos que falam de uma Igreja viva e comprometida com a construção do Reino de Deus. Mas é também porta que se abre para acolher a contribuição das equipes paroquiais de Pastoral da Comunicação, das secretarias paroquiais e todos os que queiram partilhar o que de melhor se produz na ação pastoral de nossa Diocese.

A Rádio Mensagem também se encontra entre nós como porta aberta por meio da qual a boa notícia do Evangelho ecoa para atingir corações, lares e situações, semeando neles a esperança e a alegria. É lugar de onde todos podem falar de Cristo e de sua vida: uns por meio dos microfones e outros por meio de sua contribuição para que a emissora realize e aperfeiçoe cada dia sua missão.

Jornal Expressão e Rádio Mensagem celebram em outubro seus 22 e 21 anos, respectivamente. Merecem por isso nossos cumprimentos, nossa gratidão, nossa contribuição e nossos votos para que continuem sendo portas abertas.

Portas abertas são também o direito e o dever que temos de eleger nossos governantes e representantes em vista de uma nova sociedade. A dificuldade para se escolher pessoas verdadeiramente preparadas e comprometidas com o bem comum não pode fazer com que tais portas se fechem. Mantenhamo-las abertas, votando com consciência, responsabilidade e compromisso de acompanhar e cobrar dos eleitos o que estão prometendo.

Que portas tem sido abertas para você e que portas você tem aberto para os outros?

padre_enidei_evaldo_batista

Pe. Edinei Evaldo Batista