Presidente da CNBB é nomeado membro da Comissão para a América Latina (CAL)

Rádio Vaticano

O arcebispo metropolitano de Brasília, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e recém- nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, Dom Sérgio da Rocha, foi escolhido pelo Pontífice como novo membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, CAL.

A Comissão é um organismo da Cúria Romana criado em 1958 que tem como função primordial “aconselhar e ajudar as Igrejas particulares na América Latina” e “estudar as questões referentes à vida e ao progresso destas Igrejas, especialmente estando à disposição dos dicastérios da Cúria interessados por motivos de competência, como das próprias Igrejas na resolução destas questões”.

Composição

Outros membros brasileiros da Comissão são os arcebispos de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Preside a Comissão o cardeal canadense Marc Ouellet, e o secretário é o uruguaio Prof. Guzmán Carriquiry.