Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 31/10/2017

Rádio Mensagem comemora 24 anos no ar!

“Uma rádio para evangelizar”

Fazer ecoar a Boa Nova do Cristo foi o grande impulso para a aquisição da Rádio Mensagem. Em outubro de 1993, Dom Nelson Westrupp escrevia no Jornal Expressão, em “A voz do Pastor”, o artigo que levava o mesmo título desta matéria: “Uma rádio para evangelizar”. Nele, Dom Nelson falava da importância dos meios de comunicação social e seu impacto na sociedade e sobre a motivação que o levou a acreditar no projeto de uma rádio diocesana.

Citando o Papa Paulo VI, Dom Nelson afirmava que o uso dos meios de comunicação tornou-se essencial para a evangelização.  “A Igreja viria a sentir-se culpável diante de seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados” (Evangelium Nuttiandi, 45). Eis porque estou mais do que convencido de que, também nossa Diocese sentir-se-ia culpável diante do Senhor da Vinha e da História, se não fizéssemos de tudo para evangelizar através de uma rádio, que está ao nosso alcance, apoiando e colaborando generosamente na sua manutenção.”

Em outubro de 1993, Dom Nelson assinou a compra da rádio, adquirida da Rádio Clube de Jacareí, confiando na Providência. Com a ajuda de centenas de colaboradores a Rádio Mensagem se tornou um sonho alcançado. A evangelização por meio do rádio já acontecia por meio do programa Boa Nova, veiculado pela rádio Bandeirantes, e por isso sonhavam em alçar voos mais altos. Muitos leigos ajudavam na empreitada e também abraçaram o objetivo de conquistar uma rádio própria. Um grupo de leigos católicos se reuniu e começou a trabalhar para levar  a rádio Mensagem foi ao ar. Com auxílio da Fundação São José de Educação e Cultura (Fundec), que já atuava em vários trabalhos de comunicação, entre eles o Jornal Expressão, a Diocese de São José dos Campos conquistou a rádio.  Em 31 de outubro de 1993 foi ao ar a primeira transmissão da Rádio Mensagem.

Rádio Mensagem - faixadaAntiga base da antena da rádio na Rua Malek Assad – Jacareí

No ar – Foram dezenas de desafios, adequar a falta de experiência, amadorismo e chegar no que somos hoje, uma emissora profissional sem perder a essência da evangelização, esteada na informação”, afirma Donizete Eugênio, diretor de jornalismo da Rádio Mensagem.  Neste mês de outubro, completamos 24 anos de evangelização e informação e ratificamos uma certeza, juntos, podemos chegar muito mais perto de quem precisa. E com a colaboração dos ouvintes, benfeitores, conquistamos um espaço importante neste segmento da comunicação. Tem um jornalismo dinâmico e diferenciado. Possui equipamentos de produção e transmissão de áudio de última geração. Conta com uma equipe de funcionários católicos, éticos e profissionais. Na frequência AM, a Rádio Mensagem tem a maior audiência da região.

Momentos históricos

31 de outubro de 1993 – Primeira transmissão da Rádio Mensagem.

1997 – Cobertura da Missa com o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

2 de julho de 1998 –  aumento de potência de transmissão de mil para 5 mil Watts.

De 9 a 13 de maio de 2007 – Cobertura da visita do Papa Bento XVI a São Paulo e Aparecida na V Conferência do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano).

SONY DSC2011 – Concorrendo com mais de 100 emissoras católicas brasileiras, o programa “Por dentro do Assunto” recebeu o prêmio Microfone de Prata, da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil), Rede Católica de Rádio (RCR) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria religiosa.

JMJ Rio 2013 – Em vista da realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em julho de 2013, a Rádio Mensagem apresentou durante um ano o programa “Na Trilha da Jornada”, com entrevistas e notícias sobre o maior evento mundial para jovens da Igreja Católica.

2014 – Com a nomeação e posse de Dom Cesar Teixeira para a Diocese de São José dos Campos, a Rádio Mensagem fez uma ampla cobertura. Em 20 de março de 2014, ainda em Bom Jesus da Lapa-BA, Dom Cesar concedeu uma entrevista exclusiva para a emissora da diocese. No dia 17 de maio de 2014, na Posse Canônica do novo bispo, a Mensagem cobriu desde o início do dia este momento histórico, com a vinda do quarto bispo diocesano.

2015 – A Rádio Mensagem conquista um grande meio moderno de chegar até os ouvintes. Disponível no Google Play Store, dentro da plataforma Android e também na Apple Store para iOS, o aplicativo da Mensagem pode ser baixado gratuitamente e oferece diversas possibilidades de interação com a rádio Mensagem.

2016 – Criada Rede Diocesana de Rádio. A Rede Diocesana de Rádio iniciou em junho as primeiras transmissões. Encabeçada pela Rádio Mensagem com o compartilhamento mútuo de conteúdos gerados por todas as rádios, bem como transmissão em tempo real de programas produzidos pela emissora da diocese. Fazem parte da rede as Web Rádios: PES de Cristo (Paróquia Espírito Santo), Mopes (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), São Dimas (Catedral São Dimas), Tom de Amor (Comunidade Tom de Amor) e ComDeus (ComunidadeCom Deus). A expectativa é incluir em breve novas web rádios diocesanas neste sistema de comunicação.

Programação Atual  – 24 horas no ar

A Rádio Mensagem é uma emissora da Diocese de São José dos Campos que busca o compromisso com a verdade. Tem como principais objetivos evangelizar, formar e informar as famílias, contribuindo na construção de uma sociedade mais crítica, justa e solidária.

É a mais popular do Vale do Paraíba. Opera em 1470KHz com 5 mil watts de potência. Atua com audiência e poder comercial em Jacareí, São José dos Campos, Santa Branca, Paraibuna, Igaratá e Monteiro Lobato, abrangendo aproximadamente 1,3 milhões de habitantes.

Sua programação diferenciada, ao vivo e popular, atinge um grande índice de audiência e participação.

A Rádio Mensagem, por meio de seus comunicadores, procura manter o mesmo padrão das rádios da capital paulista. Em seus programas, a Rádio Mensagem apresenta um jornalismo local, dinâmico e atuante. Também é a única na região que transmite o programa do Padre Marcelo Rossi, fenômeno de audiência em todo o Brasil.

Internet. A Rádio Mensagem está também na internet, há 16 anos, pelo site www.radiomensagem.am.br, sendo possível ouvir a programação on line.

Baixe o aplicativo da Rádio Mensagem no seu celular

Você já pode ouvir a Rádio Mensagem no seu celular ou tablet em som digital de qualquer lugar do mundo! Basta baixar gratuitamente o aplicativo da Rádio Mensagem (ícone azul) no seu aparelho por meio do Google Play, para aparelhos Android, ou Apple Store, para aparelhos iOS. Você terá acesso a todo o conteúdo de evangelização da Rádio da Diocese.

Android | iOS

[box_light]

Programação Rádio Mensagem

Segunda a Sexta-feira
4h: Manhã Sertaneja – Ledmar Reis
5h15: A Voz do Pastor – Dom Cesar Teixeira
7h: Santa Missa
7h30: Jornal da Mensagem – Donizete Eugênio / Vanessa Oliveira / Ana Lucia Ferreira
9h: Momento de Fé – Padre Marcelo Rossi
10h: Show da Mensagem – Carlos Sena
11h: Por dentro do Assunto (quintas-feiras) – Pe. Edinei Evaldo Batista e Carlos Sena
12h: A Voz do Pastor – Dom Cesar Teixeira
12h15: Falando de Vida – Donizete Eugênio
13h: Comunicação Total – Marcos Floriano
15h: Terço da Misericórdia
16h: Arquivo Musical – Silvio de Castro
20h: Boa Nova – Renovação Carismática (somente na quarta-feira) Demais dias “Caminhos da Fé” começa às 20h.
21h: Caminhos da Fé – Paulinho Oliveira
22h: A Voz do Pastor – Dom Cesar Teixeira

Sábado
8h: Vinde Adoremos – Padre Rogério Felix
9h: Momento de Fé – Padre Marcelo Rossi
10h05: Diocese em Movimento – Vanessa Oliveira
11h: Panorama Esportivo – Donizete
12h: Luz para Caminhada – Padre Rogério Felix
16h: Cante a Vida

Domingo
8h15: Boa Companhia – Silvio de Castro
10h: Arquivo Musical – Sílvio de Castro
10h30: Os Estripuletas
11h: Quem é você? – Carlos Sena

[/box_light]

Papo Expressão – Rádio Mensagem

A segunda edição do Papo Expressão mostra os estúdios da emissora oficial da Diocese de São José dos Campos e também os profissionais que informam e evangelizam através das ondas do rádio.

Confira:

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.