Notícias da Diocese › 16/11/2015

Relíquia e imagem de São Francisco de Assis passam pela Diocese de São José

Em 2021 será celebrado o Jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS), o ramo secular (formado por leigos) das três Ordens fundadas por São Francisco de Assis. Para melhor celebrar esse tão grande momento, está acontecendo uma peregrinação por todas as fraternidades do Brasil de uma imagem em uma capela e uma Relíquia de São Francisco de Assis.

A imagem foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento do osso de São Francisco de Assis, foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália. Neste semestre, a imagem e a relíquia estão percorrendo cidades do Estado de São Paulo, onde permanecem para visitação e orações.

Programação. A peregrinação da relíquia na Diocese de São José dos Campos irá acontecer de 25 a 30 de novembro.

A paróquia Santo Antônio, em Paraibuna, receberá a imagem e a relíquia no dia 25 de novembro de 2015, às 9h. Elas permanecerão até o dia 28 de novembro, quando serão encaminhadas para a cidade de São José dos Campos.

A imagem e a relíquia chegarão no sábado, 28, às 9h, no Asilo Santo Antônio, das irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, permanecendo lá o dia todo para veneração e orações. E às 18h, acontecerá uma celebração eucarística na capela do Asilo Santo Antônio.

No dia 29, domingo pela manhã, a Catedral de São Dimas recebe a imagem e a relíquia de São Francisco de Assis, onde permanecem durante todo o dia para visitação. A missa em Ação de Graças será as 19h30, encerrando a peregrinação pela nossa Diocese. No dia 30, segunda-feira, a imagem e a relíquia serão levadas para a Fraternidade de São Francisco das Chagas, em Campos de Jordão, pertencente à diocese de Taubaté.

5 Comentários para “Relíquia e imagem de São Francisco de Assis passam pela Diocese de São José”

1. Jecilene disse:

Quanta alegria, que privilégio, obrigada Senhor.

2. Jecilene disse:

Meu filho se chama Lucas Francisco, com certeza estaremos lá, que privilégio. Só temos a agradecer ao nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Geraldo Pires de Albuquerque disse:

Sem dúvida um momento maravilhoso. Mas, um questionamento: Por que a imagem e a relíquia não passarão pela Paróquia São Francisco de Assis em Jacareí? Por que ficarão 4 (quatro) dias em um mesmo local? Não seria mais justo distribuir mais as visitas? Mais comunidades seriam contempladas com a peregrinação.

• DECOM disse:

Geraldo, a programação foi definida pela Fraternidade São Francisco de Assis (Ordem Franciscana Secular – OFS).

• Terezinha Antunes Camargo disse:

Caro irmão. Seria uma grande alegria se pudéssemos partilhar esta visita; mas como é uma preparação para a Celebração maior que é a de 800 anos da Ordem Franciscana Secular , e em Jacareí infelizmente não temos irmãos franciscanos seculares professos,( isto é: uma fraternidade constituída), não foi possível agendar. Mas, os irmãos devotos de São Francisco poderão chegar até a Imagem e Relíquia nos dias em que elas ficarão em São José dos Campos.( A 1ª e a 2ª Ordem já tiveram seus momentos de 800 anos , e agora é a vez da 3ª (leigos/Seculares).