Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Renúncia do Cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo de Cracóvia

Rádio Vaticano

Cracóvia (RV) – O Santo Padre aceitou, nesta quinta-feira (8/12), por limite de idade, a renúncia do Cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, que por longos anos foi Secretário pessoal do Papa João Paulo II.

Stanisław foi ordenado sacerdote em 1963, na Catedral de Cracóvia, pelo então Arcebispo Karol Wojtyła, do qual foi Capelão e Secretário particular.

foto_dziwisz_foto_3Desde a eleição do Papa João Paulo II, em outubro de 1978, até à sua morte, em 2 de abril de 2005, Dom Stanisław Dziwisz desenvolveu a função de Secretário particular do Papa Wojtyła, tornando-se seu mais direto e íntimo colaborador, desde as atividades apostólicas até aos momentos difíceis da sua enfermidade.

Em 1985, João Paulo II conferiu-lhe o título de Prelado de Sua Santidade; em 1987, tornou-se vice-presidente da Fundação João Paulo II; em 1998, João Paulo II o nomeou a Bispo e Prefeito Adjunto da Casa Pontifícia; em 2003, foi elevado à dignidade de Arcebispo.

Em 2005, Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Cracóvia; no mesmo ano, em Cracóvia, teve início o processo rogatório sobre as heroicidades e as virtudes do Servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyła).

Stanisław Dziwisz, criado Cardeal por Bento XVI, em 2006, foi nomeado membro da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. (MT)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.