Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 04/02/2016

Representantes da diocese participam de curso no CEFEP

“Contribuir com a formação de lideranças inseridas na política, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica, teológica, das ciências sociais e da filosofia – para a construção de uma sociedade justa, solidária, democrática, pluricultural e pluriétnica, criar espaços de reflexão e troca de experiências e formar assessores para as nossas comunidades, entidades e organizações sociais” são algumas das finalidades do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder”, sediado em Brasília. Em janeiro, quatro pessoas da diocese de São José dos Campos estiveram no CEFEP para cumprir a primeira etapa do curso de Especialização em Formação Política: Diácono Jovino Rezende Neto, o seminarista Daniel Adão, e os leigos Maria Morena e Márcio Leandro. O curso tem duração de dois anos, com duas etapas presenciais (em janeiro de 2016 e janeiro de 2017), aulas à distância e apresentação do TCC para os já graduados interessados na certificação de especialização pela PUC do Rio de Janeiro.
Coordenador da Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Campos, Diácono Jovino explica: “Este curso tem como objetivo trazer a todos os participantes de Escola de Fé e Política das diversas regiões do Brasil um conhecimento atual na área política, bíblia, economia e social, fazendo com que todos tenham a mesma informação. E assim, ao retornarem às suas dioceses e escolas, respeitando a realidade de cada região, possam transmitir o Reino de Deus com mais propriedade. E o outro grande objetivo é a troca de experiência de cada escola com as realidades próprias.”

12631087_978377165571234_77303554_o
Os participantes descrevem uma troca de experiências intensa uma vez que são quase 50 alunos de 12 estados do país – do Paraná ao Amapá, do Amazonas à Paraíba, com paulistanos e indígenas – com expressiva participação de nordestinos.
Para o seminarista Daniel, o curso representa mais do que o título, “essa formação é importante para a qualificação da minha ação pastoral. Com os conhecimentos aqui adquiridos nos configuramos cada vez mais à opção preferencial pelos pobres. Opção de Cristo, logo, de todos nós.” Maria Morena afirmou que “Estar no CEFEP 2016/2017 sem dúvida é uma honra. O objetivo do SRS41 (Sollicitudo Rei Socialis) descreve bem a importância dessa formação: “O ensino e a difusão da doutrina social fazem parte da missão evangelizadora da Igreja”. E Márcio Leandro concluiu: “O curso ajuda-nos a compreender que ser seguidor de Jesus é comprometer-se com os excluídos, principalmente, com as suas causas. O objetivo é transmitir o que recebemos e mais ainda, assumir este compromisso.”

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.