Notícias da Diocese › 18/07/2017

Representantes da diocese participam de Sulão e Encontro Ecumênico

Pessoas vindas de quatro estados do país, comprometidas com o Ecumenismo estiveram reunidas em Vargem Grande Paulista, no último fim de semana, para participar do Sulão.

Dentre os participantes, Pe. Sebastião Cesar Barbosa, assessor diocesano da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso acompanhado de um grupo com 15 pessoas da Diocese de São José dos Campos participaram do encontro. (foto)

“Reconciliação e Unidade” foi o tema do 9º Sulão e o 22º Encontro Ecumênico que aconteceu entre os dias 14 a 16 de julho em Vargem Grande Paulista, SP. O evento, que reuniu cerca 80 pessoas vindas de quatro estados do país, teve o intuito de ser um espaço de estudos, momentos celebrativos e convivências.

Durantes os dias 14 a 16 de julho de 2017 aconteceu no Centro Mariápolis Ginetta o IX Sulão e XXII Encontro Ecumênico, organizado pela Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com o apoio da Casa da Reconciliação, cujo tema foi “Reconciliação e Unidade”, abrangendo uma reflexão sobre os 500 Anos da Reforma Protestante.

O Sulão é composto pelos Regionais Sul 1 (São Paulo), 2 (Paraná), 3 (Rio Grande do Sul) e 4 (Santa Catarina).

O coordenador estadual da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso do Regional Sul 1 da CNBB e anfitrião do evento, padre José Bizon acolheu os 80 membros dos Regionais, comprometidos com o Ecumenismo que se fizeram presentes. Houve várias conferências, entre elas foi abordada A Reforma Protestante no seu contexto histórico, Pastor e Dr. Lauri Emílio Wirth da IECLB (Igreja Luterana); A Mídia e o Diálogo com as religiões e a sociedade, jornalista Cristina Angelini; e o Rev. Dr. Fernando Bortoletto Filho, IPI (Igreja Presbiteriana Independente) com o tema: “O Justo viverá pela Fé”, uma reflexão bíblica a partir de Rm 1,17. Tivemos também uma noite Cultural com apresentações de artistas voluntários que tocaram Sanfona, Violoncelo, Trombone, bem como de uma apresentação teatral.

Na avaliação do padre José Bizon, o evento foi muito positivo e, mais uma vez, a troca de experiências proporcionou um encontro celebrativo, dinâmico e o feedback foi muito positivo entre participantes e conferencistas. “A convivência e partilha entre os grupos têm sido o foco de destaque na avaliação dos regionais, o que contribui para uma unidade e conhecimento mútuo de fato.”, concluiu.

Leita também “Sabendo utilizar bem as redes sociais é possível contribuir com a paz entre as religiões”, entrevista com uma das palestrantes do Encontro,  a jornalista Cristina Angelini.

Com informações Casa da Reconciliação

1 Comentário para “Representantes da diocese participam de Sulão e Encontro Ecumênico”

1. Noemia Carvalho disse:

Muito bom! O Encontro Ecumênico, deixou nos participantes a alegria do encontro entre irmãos que professam a mesma fé em Jesus Cristo Ressuscitado.
    Dia 11 de Setembro vamos experimentar aqui na nossa Diocese, um encontro que promete esquentar os corações no amor e na unidade cristã. Venham todos conferir de perto.
    Eu estarei lá com certeza. Até lá, com a graça de Deus!