Notícias da Diocese › 29/07/2015

Rezemos pelos cristãos perseguidos!

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), entidade com sede no Vaticano que apoia projetos da Igreja Católica em mais de 140 países no mundo, promoverá no próximo 6 de agosto o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Oriente Médio.

A cada cinco minutos um cristão é assassinado simplesmente por professar a sua fé. E o Oriente Médio é a região onde a perseguição hoje é mais cruel. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), através de seus benfeitores, está fazendo tudo ao seu alcance para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos, construindo casas, escolas, provendo alimento, medicamento, sustentando os heroicos missionários que diariamente doam suas vidas para salvar outras tantas e tudo mais que se faz necessário para ajudá-los a alcançar algo que é mais próximo de uma vida normal, para dar-lhes esperança e força para suportar todas as dificuldades.

No entanto, no dia 6 de agosto, quando se completa um ano da fuga de milhares de cristãos do norte do Iraque, a AIS pede o mais importante: a oração. Com o apoio da CNBB, a Ajuda à Igreja que Sofre convida você e sua comunidade a celebrar a Santa Missa nas intenções dos cristãos perseguidos no Oriente Médio. Se não for possível a Missa, um terço ou mesmo nas orações pessoais que cada um possa fazer. O mais importante é que todos estejam unidos em oração.

A perseguição atualmente

A última pesquisa feita pela Ajuda à Igreja que Sofre sobre a liberdade religiosa é uma leitura preocupante. O relatório dá ênfase à preocupação com os cristãos nos países onde os princípios da liberdade religiosa, conforme foram enunciados pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU, não estão sendo considerados. Muitos países não respeitam as suas comunidades minoritárias, o que leva a ocorrências diárias de discriminação e de injustiças legais e sociais. Uma cultura do medo emerge – intimidação, aprisionamento injusto, violência, tortura e até mesmo o assassinato.

A situação de maior preocupação é a que está ocorrendo no Oriente Médio. A Primavera Árabe trazia a promessa da democracia, mas foi um desastre para os cristãos. Na Síria o sofrimento tem sido especialmente agudo. A mudança política tem alimentado o crescimento de um islamismo militante e anticristão. Em meio à violência geral e ao caos, os ataques contra os cristãos permanecem em sua maioria desconhecidos. Tal como depois da guerra do Iraque, dez anos atrás, quando intimidações específicas contra os cristãos levaram a um êxodo maciço, a atual confrontação no Oriente Médio poderá levar a um desaparecimento efetivo do cristianismo nessas antigas terras onde o Evangelho foi proclamado em primeiro lugar. Um grande número de cristãos, entre eles iraquianos que haviam fugido para a Síria, agora está buscando refúgio e segurança em países vizinhos e no Ocidente.

Além do custo humanitário e econômico dessa migração em massa, o mapa religioso do Oriente Médio e do norte da África está sendo redesenhado. É um dever para todos os cristãos compreenderem os sofrimentos de nossos irmãos e irmãs em Cristo e ajudar a lhes dar uma voz.

A megacrise que atinge a Síria e o Iraque, assim como outras novas crises intermináveis, criaram o problema mais grave de deslocamento de populações já registrado na história e que está se acelerando rapidamente. Segundo dados do último relatório da agência da ONU para refugiados (ACNUR) lançados em junho/2015*, ao final de 2014 o número de refugiados atingiu 59,5 milhões. O crescimento desde 2013 é o maior registrado em um único ano. Mais de 2,5 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas no Iraque em 2014 e cerca da metade delas se refugiou na região autônoma do Curdistão iraquiano, no norte, onde o fluxo não para de crescer. Um total de 14 milhões de pessoas foram expulsas de suas casas no Iraque e na Síria.

NUNCA HOUVE TANTOS REFUGIADOS NO MUNDO
Relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, anunciado há pouco mais de um mês, em 18 de junho de 2015, mostra que o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições atingiu nível recorde. Conforme o estudo, ao final de 2014, o número atingiu o maior nível de todos os tempos, com 59,5 milhões de pessoas deslocadas, comparado com os 51,2 milhões registrados no final de 2013 e os 37,5 milhões verificados há uma década. O crescimento desde 2013 (8,3 milhões de pessoas) é o maior já registrado em um único ano.

(*dados da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados)

Mais informações no site da AIS: http://www.ais.org.br/

2 Comentários para “Rezemos pelos cristãos perseguidos!”

1. REZAREI POR TODOS.

2. Marcos Antônio Vieira da Silva disse:

Amanhã é um dia muito especial, devemos rezar pelos Cristãos perseguidos no passado e hoje dentro e fora da igreja, principalmente os casais de segunda união como disse o Papa Francisco no dia de hoje, que sejamos dóceis e acolhedores.