Romaria Nacional da Juventude reuniu diversas expressões juvenis

a12.com

Diocese de SJC marcou presença na Romaria Juventude, em Aparecida.

Vindos de todas as partes do Brasil, a juventude se encontrou nos dias 29 e 30 de abril no Santuário Nacional para celebrar a 2ª Romaria Nacional da Juventude. Ao longo de todo o sábado, os jovens foram convidados a viverem momentos de espiritualidade, animação e reflexão. A romaria é uma oportunidade de intercâmbio entre os bispos, reunidos em Aparecida (SP) para Assembleia Geral, e a juventude católica.

Pela manhã, jovens de diversas expressões juvenis participaram de um bate-papo com os bispos referenciais da juventude em cinco tendas espalhadas pelo Santuário. As catequeses refletiram a vivência do jovem cristão, destacando a Doutrina Social da Igreja para a juventude (Docat). Até o fim da tarde, foram realizadas oficinas, a oração do terço e outros momentos de partilha.

Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Altos de Santana.

Grandes nomes da música católica fecharam a noite com um grande show. Estiveram na Tribuna Papa Bento XVI a banda Anjos de Resgate, Ziza Fernandes, Flavinho, Márcio Pacheco, Zé Vicente e Grupo Ir ao Povo. A última atividade do dia foi a Vigília, no altar central do Santuário.

Legado. A Romaria 2017 se encerrou, mas deixou o desejo nos jovens de ao voltarem para casa serem “sal na terra e luz no mundo”. Em sua homilia, durante a missa de envio, o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilson Basso, lançou a juventude o desafio de serem corajosos e criativos.

Em suas palavras, o bispo de Imperatriz (MA) destacou que é preciso que sejamos protagonistas na sociedade, em nome da esperança. Ele acrescentou que essa é a hora e a vez da juventude. “Queremos levar a missão, a formação, escutar aos jovens e pedir ao espirito de Deus por onde caminhar na evangelização da juventude de nosso país”.