Notícias da Diocese › 11/12/2014

Santa Branca comemora 175 anos de sua paróquia

De capela curada a igreja matriz da cidade

O mês de dezembro é muito especial para a Paróquia Santa Branca. Após um ano de preparação, a festa do jubileu marcará os 175 anos de história da Igreja Matriz da cidade de Santa Branca.

No começo de sua história, a igreja ainda capela era conhecida como “Capela Curada”. O primeiro batizado registrado nela é de 3 de junho de 1833 e o primeiro casamento aconteceu no dia 25 de junho do mesmo ano, assistido pelo Pe. João Batista da Silva Borges, até então capelão.

A partir de 1º de novembro de 1837 até julho de 1841, padre João da Silva Borges passou atuar como Cura. Quando então foi criada a Paróquia Santa Branca, em 11 de dezembro de 1839.

Substituído por padre Higino Rodrigues Moreira, o padre pioneiro como ficou conhecido foi vigário da igreja de 1842 a 1848.

A cidade. Santa Branca está a 91 km da capital São Paulo (SP) e por muitas vezes esteve anexada à cidade de Jacareí e outras à Salesópolis. Fundada em 22 de maio de 1832, ainda preserva parte de sua arquitetura, especialmente no centro da cidade e nas fazendas mais antigas.

De acordo IBGE a população estimada da cidade em 2014 é de cerca de 14400.

Ano Jubilar

É o tempo de celebrar o Jubileu, tempo em que a Igreja procura criar condições especiais para os batizados acolherem a graça de Deus, a alegria cristã de viver, o perdão dos pecados, a reconciliação dos que se ofenderam, a coragem de lutar por um mundo mais justo, segundo o projeto de Deus. Esse tempo corresponde normalmente a um ano.

A celebração do jubileu nos convoca a reassumir nosso compromisso em meio às perplexidades do mundo contemporâneo, de maneira criativa e evangélica. Pede sobretudo à Igreja, a transparência do testemunho, a audácia da profecia, a firmeza da esperança.

Esse tempo jubilar não nos convida, mas nos convoca a uma participação intensa e efetiva como novo alento e ardor na vivência da nossa vocação na Igreja, a assumirmos com veracidade a missão profética em nossa Paróquia e comunidades e continuar alimentando nosso compromisso evangélico na Eucaristia e na Palavra de Deus, pois “o que vimos e ouvimos nós anunciamos” (Jo 1, 3).

Padre Raimundo Nonato Viana Sobrinho
Pároco

[box_dark]

Celebre com a paróquia!

A grande festa dos 175 anos da Paróquia Santa Branca será no dia 11 de dezembro, quinta-feira, com missa solene às 19h30 presidida pelo bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira.

A Igreja Matriz de Santa Branca fica na Praça Ajudante Braga, 126, no centro da cidade. Informações: (12) 3972-0022 / paroquiasantabranca@diocesesjc.org.br

[/box_dark]

1 Comentário para “Santa Branca comemora 175 anos de sua paróquia”

1. Lucas Alencar disse:

VIVA SANTA BRANCA!
    Tenho orgulho de ser santabranquense. Este é um ano muito importante pra nós!
    Padre Raimundo com certeza já está na história da nossa paróquia por investir e acreditar na comemoração desse ano.