Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Santuário de Aparecida inaugura baldaquino da grande obra da Cúpula Central em março

a12.com

Depois de cinco anos, a obra da Cúpula Central do Santuário Nacional de Aparecida chega ao seu final.

Por Cúpula Central entende-se as obras da abóbada e do baldaquino, que são os quatro pilares que sustentam a estrutura.

A primeira grande inauguração da Cúpula Central ocorre no próximo dia 1º de março, com a bênção do baldaquino, já a segunda, da Cúpula, será em outubro durante o encerramento do Jubileu dos 300 anos.

A solenidade será realizada com missa às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e pelos Missionários Redentoristas responsáveis pela administração do Santuário, além dos representantes da Lótus Engenharia, entre outros.

O projeto da obra da Cúpula é de autoria do artista plástico Cláudio Pastro (+2016). Estão vinculados a esse projeto, a Orsoni Esmaltes Venezianos, em Veneza, na Itália, que produziu a matéria prima para o mosaico e a Fruil Mosaic, um ateliê italiano gerido pela família de William Bertoja; família de raiz profundamente católica.

No baldaquino, Cláudio Pastro quis representar a rica biodiversidade brasileira e evidenciar a grande Criação que se manifesta para adorar o Senhor no Altar da Consagração.

foto_7_baldaquino_e_altar_central_luciana_mendes

Baldaquino sem os mosaicos. (Foto: Luciana Mendes)

::Saiba mais detalhes sobre a obra da Cúpula Central do Santuário Nacional::

História – A obra de montagem da Cúpula Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida foi a mais complexa, pois exigiu uma engenharia especial. A montagem da estrutura em concreto foi iniciada em 1965 e finalizada em 1970.

Em 2012, a Campanha dos Devotos iniciou um importante desafio: o revestimento em mosaico da parte interna da grande Cúpula, que desde o início contou com o comprometimento dos devotos .

A Cúpula Central vai ser inaugurada durante a Festa da Padroeira deste ano, no dia 11 de outubro. 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.