Artigos › 07/07/2014

São José dos campos férteis

Jesus disse que pelos frutos se conhece a árvore (cf. Mt 7,17-20) e a história da Diocese de São José dos Campos, caracterizada por grandes progressos, confirma esta verdade e leva à conclusão de que é uma terra abençoada e fecunda, onde Deus tem realizado suas maravilhas.

Apesar de sua pouca idade, a Igreja Particular de São José dos Campos já deu à Igreja três bispos: D. Dimas Lara Barbosa (arcebispo de Campo Grande – MS), D. Moacir Silva (arcebispo de Ribeirão Preto) e, recentemente, D. José Roberto Fortes Palau (bispo auxiliar de São Paulo).

No dia 04 de junho passado, o Papa Francisco nomeou o Pe. Rogério Augusto das Neves oficial da Sagrada Congregação para o Clero, função que passará a exercer a partir do mês de setembro deste ano, em Roma.

Pode-se, ainda, falar do grande número de vocações presbiterais, diaconais, religiosas e, sobretudo, leigas, que fazem de São José dos Campos uma Diocese viva, dinâmica e promissora de outros preciosos dons para a própria Igreja e para o mundo.

A constatação desta verdade não deve ser motivo de orgulho, mas estímulo para atitudes de gratidão e compromisso. Tudo o que se pode constatar como valor e qualidade nesta porção do Povo de Deus é dom divino, pelo que todos devem bendizer a Deus cada dia, cada instante.

Mas, apenas a fertilidade da terra não basta para que se obtenha uma boa colheita, ainda que seja uma condição imprescindível. Para se colher muitos e bons frutos é também necessário que as sementes sejam de qualidade e que o processo que vai da semeadura até a colheita seja bem realizado. Durante esse tempo não pode faltar chuva, não pode haver excesso de sol e as pragas devem ser combatidas entre outras iniciativas.

Assim também acontece com a caminhada da Diocese: seus abundantes e bons frutos serão produzidos pela graça divina ajudada pela prática constante da oração, pela busca de permanente de formação, pela elaboração e efetivação de projetos pastorais ousados, pelo perseverante compromisso pessoal e comunitário, por parte de todos.

Ao tomar contato, mais uma vez, com as maravilhas que Deus realizou na Diocese de São José dos Campos e, por meio de seus frutos, na Igreja e no mundo, rendamos graças a Ele, o iniciador dessa obra, e nos disponhamos a colaborar para que ela se complete cada vez mais.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral