Artigos › 30/04/2017

São José é Operário

No dia 1º de Maio celebramos São José que é Operário, trabalhador, exemplo de Pai, esposo dedicado, confiante em Deus por isso é modelo para todos os trabalhadores e pais de família.

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa” (Col 3,23-24).

“A Igreja ‘batiza’ hoje festa do trabalho para proclamar o real valor do trabalho, aprovar e bendizer a ação das classes trabalhadoras na luta que, em alguns países, prosseguem para obter maior justiça e liberdade.

Nesta ‘festa do trabalho’, sob o patrocínio de São José operário, reunimo-nos em assembleia eucarística, sinal de salvação, não para pôr a Eucaristia a serviço de um valor natural, mesmo nobilíssimo, mas porque Deus, que trabalhou na criação ‘durante seis dias’ (Gn 1,2), acrescenta à sua obra o ‘sétimo dia’ para criar um mundo novo (Jo 5,17) e porque essa nova criação, no qual colaboram os que se tornaram filhos de Deus, se efetiva principalmente pela Eucaristia. A Eucaristia encontra seu lugar numa festa do trabalho, porque esta revela ao mundo técnico o valor sobrenatural de suas buscas e iniciativas”.

Oremos por todos nossos irmãos desempregados para que Deus abra as portas de um trabalho digno a todos eles.

“Nossas vozes te celebram, operário São José, que a oficina consagraste, trabalhando em Nazaré. Tão humilde tu vivias, tendo em ti sangue de rei! Em silêncio um Deus nutrias, ao cumprires sua lei.

O teu lar era um modelo de trabalho e de oração; com o suor de tua face conquistavas o teu pão. Elimina os egoísmos, dá aos pobres de comer; possa a igreja, Cristo místico, sob a tua mão crescer.

No Deus trino, autor do mundo, proclamemos nossa fé, imitando a vida e a morte do operário São José”.

Pe Alexandre R. A. Costa
Pároco – Paróquia São José Operário (Vila Paiva – SJC)