Notícias da Diocese › 22/05/2017

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2017

O lema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2017 é baseado na carta de São Paulo aos Coríntios: “Reconciliação é o amor de Cristo que nos impele” (2 Cor 5, 14-20) e foi preparado em Wittemberg – Alemanha, lugar de onde se espalharam os ideais da Reforma de Martinho Lutero.

A SOUC deste ano se une à celebração dos 500 Anos da Reforma Protestante, evento que marcou o Cristianismo Ocidental. A Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) propôs uma comemoração ecumênica da Reforma como uma “Chistusfest” – uma Celebração de Cristo, com a ênfase colocada na sua pessoa e na obra de Reconciliação como centro da fé cristã.

A Comissão do Diálogo Luterano-Católico Romano produziu o documento “Do conflito à comunhão”, que propôs a Celebração Comum dos 500 Anos da Reforma e os 50 Anos do Diálogo Ecumênico, resultante do Concílio Vaticano ll .

Deixando à parte o que é polêmico nas visões teológicas específicas de cada Igreja e, depois de séculos de condenações e depreciações mútuas, luteranos e católicos irão pela primeira vez comemorar juntos o começo da reforma, reconhecendo Lutero como uma “testemunha do Evangelho” (cf. Do conflito à comunhão 29).

A Comissão Ecumênica Alemã que produziu o material de reflexão contou com a participação das Igrejas: Igreja Evangélica da Alemanha (Luteranos); Igreja Católica Romana; Igreja Batista; Igreja Metodista; Igreja Ortodoxa; Igreja Menonita e Igreja Reformada.

Os símbolos utilizados na celebração deste ano são: Muro (tijolos) construído no ato penitencial; Cruz (tijolos) é formada após a homilia e Velas cinco grandes velas acesas durante o pronunciamento dos cinco imperativos ecumênicos, colocadas ao redor da cruz e, por fim, com essas velas se acendem as velas dos participantes.

O Papa Francisco tem insistido na ideia de fortalecer a cultura do “encontro”, ao invés do “confronto”. Diz ele, é preciso construir “pontes” e não “muros”… A celebração dos 500 Anos da Reforma, celebrada por luteranos e católicos na cidade de São José dos Campos, contará com três grandes eventos:

Celebrativo: 31 de maio (4ª-feira) na Igreja Luterana (IECLB) do Jd. Satélite.

Acadêmico: 11 de setembro (2ª-feira) na Faculdade Católica, no Jd. das Colinas.

Cultural: 21 de outubro (sábado) na Câmara Municipal de SJCampos.

Nada impede, porém, que as Paróquias organizem de forma ecumênica ou não, a sua Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, utilizando, é claro, o subsídio produzido pelo CONIC. As Igrejas e/ou Comunidades poderão, também utilizar no todo ou em parte o subsídio em suas celebrações, durante a semana que vai de 28 de maio a 04 de junho. O mesmo vale para os Grupos de Círculo Bíblico ou na oração pessoal. O importante é rezar, conforme o pedido de Jesus “que todos sejam um” (Jo 17), implorando o dom da “unidade na diversidade”.

Organize seu grupo de Igreja e participe conosco!

Fraternalmente,

Pr. Marcus Ziemann – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Pe. Sebastião Cesar Barbosa – Igreja Católica Apostólica Romana

[box_light]

Programação SOUC 2017

Dia 29 de maio (segunda-feira): “Deus nos reconciliou consigo” – RP2
Local: Paróquia Sant’Ana – Santana

Dia 30 de maio (terça-feira): “Tudo se tornou uma nova realidade” – RP1
Local: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Vl. das Acácias

Dia 31 (quarta-feira): “Reconciliação, é o amor de Cristo que nos impele” – RP5
CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DA REFORMA
Local: Igreja Luterana (IECLB)  Jd. Satélite
Presidentes: Pr. Geraldo Graf – Pastor Sinodal da IECLB e Dom Cesar Teixeira – Bispo Diocesano.

Dia 1º de junho (quinta-feira) “Não vivam mais para si mesmos” – RPs 6 e 7
Local: Paróquia Santa Cecília – Jacareí

Dia 2 (sexta-feira) “O ministério da Reconciliação” – RPs 3 e 4
Local: Paróquia São Sebastião – Vila Industrial

As celebrações acontecerão sempre às 19h30.

[/box_light]