Notícias da Diocese › 12/05/2015

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015

“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor…”

O Concílio Vaticano II afirma que a oração é a “alma do movimento ecumênico” (UR 8). A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) tem suas origens no século XIX. No hemisfério sul escolheu-se a semana que antecede Pentecostes.

Este ano coube ao CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs -, órgão ecumênico do Brasil, fundado em 1982, a elaboração do texto e a proposta do tema.

O tema escolhido, tirado de João 4,7 “Dá-nos um pouco da tua água”, reflete a necessidade humana mais elementar. É um pedido de toda pessoa humana, de que Cristo, o Deus humanado, torna-se intérprete por sua “kénosis” (cf. Fl 2,6-7). Ao mesmo tempo, Nele e por Ele é Deus mesmo que nos oferece a “água viva” (cf. Jo 4,14).

O texto todo (capítulo 4) narra o encontro entre duas pessoas, “diferentes” na cultura, na história e na forma de viver a relação com Deus, Jesus e a samaritana.

Os referidos personagens nos convidam a experimentar água de um poço diferente e também a oferecer um pouco de nossa própria água. É símbolo da “abertura ecumênica”! Na diversidade, nos enriquecemos uns aos outros…

A Semana de Oração quer oferecer um privilegiado momento para oração, encontro e diálogo entre cristãos de diferentes Igrejas. Quer ser uma oportunidade para reconhecer a riqueza e o valor que estão presentes no outro, no diferente, e para pedir a Deus o dom da unidade.

Pe. Sebastião Cesar Barbosa
Assessor Diocesano

[box_light]

semana_orao-01 - CópiaA Comissão Diocesana do Diálogo Ecumênico preparou a seguinte programação:

Dia 18 (Segunda-feira) – 19h30 – Paróquia Imaculada Conceição, em Jacareí.

Dia 19 (Terça-feira) – 19h30 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Altos de Santana.

Dia 20 (Quarta-feira) – 19h30 – Igreja Luterana (IECLB), no Jd. Satélite.

Dia 21 (Quinta-feira) – 12h – Capela Ecumênica do INPE (cerimônia reservada aos funcionários).

Dia 22 (Sexta-feira) – 19h30 – Paróquia São Benedito, no bairro Galo Branco.

[/box_light]