Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 19/11/2017

Semana do Doador de Sangue

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos faz campanha para incentivar a doação de sangue na região. Ação celebra a Semana Nacional do Doador de Sangue.

A participação dos doadores voluntários de sangue aumenta a cada ano na região. Entre janeiro e setembro de 2017, 77% dos doadores compareceram voluntariamente ao Banco de Sangue, um índice 9 pontos percentuais maior que o verificado no mesmo período do ano passado (68%). São pessoas que doaram espontaneamente, sem que houvesse parentes ou amigos precisando de transfusão. Com isso, atualmente, de cada 4 doadores, 3 são voluntários. Esse é o maior índice de voluntários da história do Serviço de Hemoterapia.

“A população está cada vez mais consciente de que a doação de sangue é um gesto de responsabilidade social. Em razão do trabalho de educação continuada que realizamos junto à comunidade, da credibilidade de nossa instituição e do auxílio de sistemas de comunicação digital, a convocação de doadores é cada vez menos necessária. Atualizações contínuas e nossa interação diária fazem o doador lembrar da importância de doar e a doação tende a se tornar um hábito em suas vidas”, explica o Dr. Cláudio Pessoa de Melo, diretor do Serviço de Hemoterapia.

Para homenagear os doadores de sangue e reforçar os estoques para o final de ano, o Serviço de Hemoterapia promoverá a Semana do Doador de Sangue, entre os dias 20 e 24/11. No dia 24/11, véspera no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, haverá uma programação especial.

“Dedicaremos uma semana inteira para agradecer. A participação dos doadores é muito importante. Com a chegada das festas de final de ano e das férias registramos queda nas doações e um maior risco de acidentes com a necessidade de transfusões de sangue”, completa. “Na sexta-feira, dia de maior movimento, distribuiremos 180 senhas para oferecer um atendimento de qualidade aos doadores”, explica Paulo Pontes, responsável pelo setor de Captação de Doadores.

100 doações por dia – O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos é o maior banco de sangue do Vale do Paraíba e atende os principais hospitais da região. Entre eles estão o Hospital Municipal de São José dos Campos; a Santa Casa de Jacareí; o Hospital São Lucas, em Taubaté, e a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba.

A instituição recebe, em média, 100 doações por dia; realiza 3 mil transfusões de sangue por mês e conta com um cadastro de 178 mil doadores.

Apenas 1,8% dos brasileiros entre 16 e 69 anos doam sangue e, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal seria que entre 3% e 5% da população doasse.

Quem pode doar

    • Pessoas saudáveis
    • Entre 16 e 69 anos
    • Homens devem ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg.
    • Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade
    • Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, ovos, frituras e frios 3 horas antes de doar
    • Ter repousado por, no mínimo, 6 horas.

O Serviço de Hemoterapia fica à Rua Antônio Saes, 425 – Centro (ao lado da Santa Casa). Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Informações: (12) 3519-3766.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.