Seminários

Após dois anos de acompanhamento dos jovens nos encontros vocacionais, tendo recebido a devida preparação, ingressam ao primeiro ano da vida de seminário no Propedêutico São José. Essa etapa inicial da formação dos futuros presbíteros tem duração de um ano, sendo um tempo de adaptação, os propedeutas são inseridos num ambiente que propicia à oração, a vida comunitária, a inserção na vida da diocese e os estudos com conteúdos teológico-pastorais que o ajudarão em sua caminhada. Reitor: Pe. Carlos Eduardo de Quadro

1. Heitor Roveta Pereira
  2. Marcio Vicente da Silva
  3. Victor Hugo Miranda Belido

Endereço: Rua Hondo, 31 – Jardim Oriente – São José dos Campos-SP Tel.: (12) 3207-0858

Concluído o período do propedêutico os seminaristas vão morar na cidade de Taubaté na Residência Padre Rodolfo, onde começarão uma caminhada de três anos para a sua formação no curso de filosofia que os auxiliará na capacidade de reflexão acerca da realidade que vivemos, seja tanto na vida eclesial (Igreja), quanto para a sociedade em geral. Também, ao termino do primeiro ano de filosofia, os seminaristas recebem o ministério extraordinário da comunhão. Reitor: Pe. Geraldo Alves da Silva

1. Adeildo Vittório Silveira Simões
  2. Davi Santos Narcizo
  3. Ephrael Duarte
  4. Felipe Andrade da Silva
  5. José Geraldo dos Santos
  6. Kauan Madeira de Oliveira
  7. Lucas Gabriel dos Santos Soares
  8. Murilo Bruzaferro
  9. Nilson Ronan Marcelino
  10. Pedro de Souza Ribeiro
  11. Rodrigo Barbosa de Almeida
  12. Tháigaro Vinícius da Silva
  13. Thiago Fernandes

Endereço: Rua Fundição de Ouro, 199 – Vila São Geraldo – Taubaté-SP Tel.: (12) 3624-1474

Ao termino do curso de Filosofia inicia-se a formação em Teologia que tem a duração de quatro anos. Esta etapa são os anos finais da formação dos seminaristas para poderem receber o sacramento da ordem. Agora além dos estudos e de auxiliarem em uma determinada paróquia nos finais de semana, os seminaristas iniciam, a partir do segundo ano de Teologia, o acompanhamento de alguma pastoral diocesana. Em vista do diaconato e presbiterato os candidatos recebem o ministério de leitor no 2º ano de teologia e o ministério de acolito no 3º ano como parte do processo formativo. . . . Reitor: Pe. Edinei Evaldo Batista

1. Alcides Bueno de Camargo Júnior
  2. Alessandro Hasmann Ribeiro
  3. Alex Alves de Siqueira
  4. Anderson Macedo Inácio de Oliveira
  5. Bruno Henrique dos Santos
  6. Guilherme Rodrigues
  7. Igor Canôas da Silva
  8. Juliano dos Santos
  9. Júlio Marco Silva e Oliveira
  10. Lucas Alvarenga de Moraes
  11. Lucas Rafael Bueno do Nascimento
  12. Marcelo de Souza Rocha
  13. Matheus Camilo de Oliveira
  14. Matheus Viana dos Santos
  15. Pedro Augusto Arantes Bernardes
  16. Rafael Lemes Justino

Endereço: Av. São João, 2650 – Jardim das Colinas – São José dos Campos-SP Tel.: (12) 3302-5529

O objetivo geral deste chamado Ano Pastoral é oferecer aos candidatos ao sacerdócio um espaço de preparação prática e sistemática no campo da ação pastoral, de tal maneira que os avanços nos estudos filosóficos e teológicos, no crescimento da vida espiritual e nas conquistas humanas, sejam colocados a serviço da comunidade cristã, como expressão de uma autêntica caridade pastoral.

Dentre os objetivos específicos, pode-se dizer que está o desejo da Igreja em colaborar no ministério pastoral dos futuros presbíteros em suas dimensões profética, litúrgica e caritativa, a fim de exercitarem-se no cumprimento de sua missão.

Também está a vontade de oportunizar um conhecimento mais próximo da realidade sociocultural e da vida da igreja particular, identificando as luzes e as sombras das comunidades onde vai se exercer o ministério presbiteral.

• Luiz Henrique da Silva – Paróquia Coração Eucarístico de Jesus
  • Vinícius Vieira Fonseca – Paróquia Santa Cecília

O Padre Diocesano tem como carisma ou característica especifica “Cristo: o Bom Pastor”. Ele tem como missão apascentar e cuidar do povo de Deus para sua Santificação e Salvação, através dos testemunhos e ensinamentos. Dessa forma, o padre diocesano, a exemplo de Jesus, tem a importante missão de pregar a Palavra de Deus, oferecer o Sacrifício Eucarístico e administrar os demais sacramentos. Ao exercerem os diversos ministérios em favor dos homens, contribuem de um lado para aumentar a glória de Deus e por outro a terem um encontro pessoal com Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.

Missa Vocacional – Nos meses de fevereiro a julho e de setembro a novembro, sempre no último domingo do mês, às 18h, no Seminário Diocesano, Av. São João, 2650 – Jd Colinas, SJCampos. Participe!

“Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, Faz ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o Teu Espírito, Que Ele nos dê sabedoria Para ver o caminho, E generosidade para seguir Tua voz! Senhor, que a messe não se perca Por falta de operários! Desperta nossas comunidades para a Missão! Ensina nossa vida a ser serviço! Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino Na vida consagrada e religiosa! Senhor, que o Rebanho não pereça Por falta de Pastores! Sustenta a fidelidade de nossos bispos, Padres, diáconos e ministros! Dá perseverança a nossos seminaristas! Desperta o coração de nossos jovens Para o ministério pastoral em Tua Igreja! Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, Ajuda-nos a responder: “SIM”. – Amém“.