Notícias da Diocese › 04/05/2015

Seminaristas Propedeutas iniciam trabalho missionário

A primeira vez em nossa diocese o Seminário Propedêutico São José participou de um fim de semana de missões, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Altos de Santana, em São José dos Campos. Uma proposta que nasceu no coração do bispo diocesano Dom Cesar Teixeira e que foi colocada em prática pelos seminaristas da primeira etapa da formação ao sacerdócio junto com o reitor, padre Djalma Lopes Siqueira.

Com a identidade chamada “SIM – Somos Igreja Missionária” os jovens propedeutas tiveram experiências diferentes da realidade que estão acostumados a viver, tanto nas comunidades paroquiais de origem quanto nos trabalhos pastorais que exercem aos finais de semana em alguma paróquia, como conta o seminarista Paulo Vinícius de Assis Fernandes.

“Essa foi uma grande oportunidade para conhecermos uma realidade diferente do que sempre vivenciamos, desde nossos trabalhos na paróquia de onde viemos até o que realizamos hoje na comunidade que fomos inseridos. Foi um final de semana maravilhoso”, disse Paulo.

Padre Djalma explica que o projeto pode colaborar para o fortalecimento da caminhada vocacional dos seminaristas e também para a vida da comunidade paroquial por onde passam. “O objetivo é anunciar aos jovens o kerygma, fortalecendo sua identidade cristã e convidando-os a se colocarem numa atitude de disposição e escuta ao chamado de Deus. Este projeto quer colaborar com a Pastoral Vocacional e todos os organismos eclesiais da diocese, para fomentar cada vez mais uma cultura vocacional”, explica o reitor.

Foto 27-04-15 17 05 45As atividades missionárias começaram logo pela manhã. No sábado e domingo os seminaristas rezaram com a comunidade a oração das Laudes, a Liturgia das Horas, e depois  saíram para as missões nas casas enquanto os paroquianos, revezando-se em horários, intercediam junto ao Santíssimo Sacramento por eles.

Acompanhados por rapazes da paróquia, os seminaristas visitaram as casas de jovens crismados e que estão na catequese crismal e por lá tinham algum momento de oração. “Nas visitas liamos a Palavra de Deus, partilhávamos do que o Senhor nos tinha falado e dávamos a bênção, que nos foi confiado o ministério temporário, específico para as missões”, explica Franciélio dos Santos Dias, seminarista que pela primeira vez fez visitas missionárias.

Dentro da programação, a noite do sábado foi o momento para o luau com a juventude, uma oportunidade para a confraternização e entrosamento dos visitantes com os donos da casa. Para o seminarista Raimundo Alves esse momento foi uma Foto 27-04-15 17 05 41convivência que serviu para o conhecimento. “Rezamos, cantamos e partilhamos nossas experiências. Às vezes o jovem ou outra pessoa não conhece o que realmente é ser seminarista. Pensam que somos pessoas diferentes e esse momento nos possibilitou nos conhecermos”, comenta.

Impulso. Os trabalhos que o grupo dos atuais seminaristas propedeutas realizavam antes de ingressarem ao seminário eram bem diferentes do que viveram nos dois dias de visitas. Jefferson Santos de Oliveira era da Paróquia São Benedito, do Galo Branco, em São José dos Campos e lá participava de diversos grupos de pastorais e movimentos. Ele conta que isso foi inédito na sua caminhada vocacional e que levou ao impulso missionário.

“Nunca pensei em fazer trabalhos nesse âmbito, de visitas às casas. De início quando nosso reitor nos propôs fiquei receoso, mas já esperava algo diferente e graças a Deus assim foi. Tive uma oportunidade rica para viver a disponibilidade em ser missionário”, fala Jefferson.

Assim também foi como André Filipe Cunha da Silva, jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima que acompanhou um grupo de seminaristas nas visitas.

“Foi uma experiência muito boa. Saber que está fazendo o bem e servir a Deus é sempre uma experiência magnífica. Não vejo a hora de poder falar novamente do amor de Deus e ajudar, quem sabe a converter alguns jovens e com isso também conhecer os missionários da outra paróquia, estou muito ansioso”, diz André.

Foto 27-04-15 11 07 25

Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima que acompanharam os seminaristas nas missões.

Próxima missão. Está programado para os dias 8, 9 e 10 de maio a próxima atividade missionária dos seminaristas junto com outra comunidade. Será na Paróquia São Sebastião, na Vila Industrial, em São José dos Campos e a programação já está definida junto com o pároco, Pe. José Bento Vich de Paula.