Notícias da Diocese › 02/10/2013

Seminaristas recebem ministérios de leitorado e acolitato

No dia 29 de setembro, cinco seminaristas de nossa diocese deram mais um passo rumo ao presbitério da Igreja. Eles receberam os ministérios de leitorado e acolitato. A instituição dos ministérios aconteceu na missa vocacional, celebrada no Seminário Diocesano Santa Teresinha, às 18h. Nesta celebração, também foram elevadas honras a Santa Teresinha, patrona de nosso seminário, com bênção e distribuição de rosas.

Os seminaristas Rogério Lemes e Éverton Machado receberam o ministério do leitorado, penúltimo antes da ordenação diaconal. Alexandre Costa, Eduardo Santos e Luiz Gustavo Santos Teixeira receberam o acolitato, último antes das ordenações.

“Agradecemos as orações e amizades que, até aqui tivemos nos ajudando nesta caminhada, rogamos a todos as graças de Deus, e pedimos, continuem em oração por nós e nos doando a singela amizade que nos fortalece”, afirmou Rogério Lemes, em seu perfil no facebook.

O seminarista Alexandre explica sobre a Instituição de leitores e acólitos, leia.

[box_light]

Instituição de leitores e acólitos

Em preparação para o sacerdócio, os seminaristas do 2º e 3º ano de teologia, recebem os ministérios de leitor e acólito, respectivamente, para melhor se prepararem e exercê-los por um tempo conveniente, antes da Ordenação Presbiteral. O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho.

O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.  Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (fonte: Cerimonial dos Bispos).

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual fomos chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes. Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

Sem. Alexandre Rodolfo Ap. da Costa,
4º ano de Teologia