Sínodo encerra valorizando a família e encaminha discussões para 2015

Depois de 15 dias de intensa reflexão sobre os desafios pastorais da família no contexto atual da evangelização, o Papa Francisco conclui no dia 19 de outubro, no Vaticano, o Sínodo dos Bispos sobre a Família na celebração de beatificação do Papa Paulo VI.

As discussões levantadas no Sínodo concluíram que o matrimônio e a família cristã são um grande tesouro e que seus valores, a resposta face ao “individualismo” e ao “hedonismo” presente na sociedade atual. O relatório final concluiu que é preciso “discernir os caminhos para renovar a Igreja e a sociedade no seu compromisso pela Igreja fundada sobre o matrimônio”.

Com a Praça de São Pedro lotada de fiéis, o Santo Padre lembrou no início de sua homilia que a assembleia dos bispos, a palavra sínodo significa “caminhar juntos” e dessa forma pastores e leigos de todo o mundo reuniram-se com o objetivo de encontrar caminhos comuns para os desafios das famílias na atualidade. “Foi uma grande experiência, na qual vivemos a sinodalidade e a colegialidade e sentimos a força do Espírito Santo que sempre guia e renova a Igreja, chamada sem demora a cuidar das feridas que sangram e a reacender a esperança para tantas pessoas sem esperança”, disse Francisco.

O Pontífice recordou ainda que os trabalhos desta assembleia possibilitaram abrir horizontes em vista da assembleia de 2015. “O Espírito Santo, que nos concedeu, nestes dias laboriosos, trabalhar generosamente com verdadeira liberdade e humilde criatividade, continue a acompanhar o caminho que nos prepara, nas Igrejas de toda a terra, para o Sínodo Ordinário dos Bispos no próximo Outubro de 2015. Semeamos e continuaremos a semear, com paciência e perseverança, na certeza de que é o Senhor que faz crescer tudo o que semeamos”, assinalou.

A 14ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada de 4 a 25 de outubro de 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”.

Encerramento dos trabalhos

No sábado, 18, no encerramento dos trabalhos junto aos bispos, o Papa alertou contra atitudes rigorosas ou facilitadoras na ação da Igreja. “A Igreja tem as portas escancaradas para receber os necessitados, os arrependidos e não só os justos ou os que pensam que são perfeitos. A Igreja não se envergonha do irmão caído e não finge que não o vê, pelo contrário, sente-se levada e quase obrigada a levantá-lo de novo”, disse aos bispos.

A respeito das atitudes de extrema severidade o Santo Padre frisou que houve “tentações” de “rigidez hostil”, ou seja, de quem quis “fechar no que está escrito” em vez de se deixar “surpreender por Deus”. Sobre os atos de facilitação, enfatizou que eles podem ser destrutivos e servirem a uma “misericórdia enganadora” que “enfaixa as feridas sem primeira as curar e medicar”.

O Papa disse ainda que lamentou a divulgação de uma “Igreja em litígio” durante o Sínodo de 2014, “onde uma parte está contra a outra”. Afirmou que houveram momentos de tensão e consolação, mas decorreu “sem colocar nunca em discussão as verdades fundamentais do sacramento do matrimônio: indissolubilidade, unidade, fidelidade e abertura à vida”.

“Caros irmãos e irmãs, agora temos ainda um ano para amadurecer, com verdadeiro discernimento espiritual, as ideias propostas e encontrar soluções concretas para tantas dificuldades e incontáveis desafios que as famílias têm de enfrentar”, concluiu.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a intervenção do Santo Padre foi aplaudida em pé durante cerca de cinco minutos.

Ao final da assembleia os bispos emitiram uma mensagem em que citam os desafios enfrentados pela família, como também a alegria dos casais que se esforçam para viver o amor conjugal “único e indissolúvel” e o afeto que une e enriquece as famílias.

Fonte: Rádio Vaticano e Agência Ecclesia.

::Leia a íntegra da Mensagem da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos::

1 Comentário para “Sínodo encerra valorizando a família e encaminha discussões para 2015”

1. Diác. Alexandre - Paróquia Catedral São Dimas disse:

Parabéns aos administradores deste site, sempre atualizado.
    Um abraço carinhoso,
    Deus abençoe!