Notícias da Diocese › 28/09/2016

Sub-Região Aparecida realiza XII Assembleia

Iluminados pela Exortação Apostólica Amoris Laetitia, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e lideranças das dioceses de São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Caraguatatuba e Arquidiocese de Aparecida estiveram reunidos na Faculdade Católica de São José dos Campos, no dia 17 de setembro, para a XII Assembleia de Pastoral. O encontro iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Cesar Teixeira e concelebrada pelos bispos e padres da Sub-Região.

Durante a homilia, os bispos apresentaram as atividades que cada Igreja Particular tem desenvolvido durante o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

Padre Rinaldo Roberto de Rezende, pároco da Paróquia da Catedral de São Dimas e mestre em Teologia com especialização em Matrimônio e Família pela Universidade Lateranense de Roma, foi o assessor da assembleia deste ano, no qual apresentou indicações pastorais a partir de Amoris Laetitia, a fim de dar suporte para os trabalhos em grupos.

Os coordenadores diocesanos de pastorais das cinco dioceses foram divididos em grupos e partilharam sobre o que foi colocado. A partir do conteúdo apresentado pelo Padre Rinaldo, os participantes foram questionados: “No ano da misericórdia, o Papa Francisco nos pede ações que marquem e perpetuem o que celebramos. O que poderíamos fazer em prol das famílias neste sentido?” E “o que o meu grupo, pastoral, movimento ou organismo pode oferecer às famílias a partir das pistas de ação pastoral de Amoris Laetitia?”

Muitas contribuições dos 15 grupos foram ouvidas e encaminhadas aos bispos e padres coordenadores diocesanos de pastoral que refletirão nas próximas reuniões da Sub-Região.

Ao final do encontro, Dom Cesar lançou um desafio para todos, a partir de uma realidade presente durante a Assembleia. Vanessa Vieira, coordenadora ouvinte da Pastoral dos Surdos na diocese de São José e Shirlei Martins, coordenadora surda da Pastoral, conversaram com o bispo para que padres e seminaristas sejam formados para atender os deficientes auditivos.

“Eles querem se aconselhar e confessar”, disse Dom Cesar. “Não só os atuais padres e o futuros precisam dessa formação especifica, mas todos os agentes de pastoral e cada paroquiano precisa estar pronto para atender essas pessoas”, pediu o bispo diocesano.

Assembleia da Sub Região Aparecida 2016

2 Comentários para “Sub-Região Aparecida realiza XII Assembleia”

1. DIÁCONO PERMANENTE NILTON PRADO. disse:

OBRIGADO PELA SANTAS MENSAGEM PROFERIDA PELO NOSSO PASTOR PEÇO SUA BENÇÃO E QUE AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NOS SANTIFIQUE.