Notícias da Diocese › 13/10/2017

Surge uma nova pastoral na Diocese

Por Fernanda Albuquerque/Paróquia Espírito Santo

Como é bom chegar em um local e ser recebido com um sorriso no rosto, um “bom dia” e um jeito acolhedor de lhe atender, não é mesmo? Pensando nisso, o Pe. Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia Espírito Santo, no Jd. Satélite em São José dos Campos, teve uma inspiração para criar uma Pastoral dos Colaboradores. Sua ideia é que fosse normalmente criada uma pastoral onde os funcionários remunerados da paróquia pudessem falar de suas dificuldades, expusessem seus pensamentos e até mesmo se capacitassem para melhor atender ao público.

Para isso, convidou Cristóvão Gonçalves para coordenar a equipe, com auxílio de Fátima Santos, que a partir de agora estão ainda mais empenhados em criar eventos ou situações para que os funcionários interajam, tenham momentos de confraternização e de troca de experiência, além de aprender mais sobre suas atribuições.

“O padre foi inspirado a criar a pastoral para dar algo a mais que o habitual, atividades extras, além do trabalho em si. A princípio, vamos desenvolver a espiritualidade dos funcionários. Para nós, funcionários, não somente virmos à casa do Senhor, nós trabalhamos nela, por isso é tão importante essa pastoral”, contou Cristóvão. O primeiro encontro oficial do grupo foi uma Manhã de Espiritualidade, no dia 29 de agosto, que contou com um delicioso café-da-manhã. Em seguida, o Pe. Luis Fernando fez uma oração especial para abençoar os trabalhadores que dedicam seus dias a fazer da Paróquia Espírito Santo um ambiente acolhedor e de prestação de serviços de qualidade. Na sequência, o professor Paulo Martins, fez uma explanação sobre a importância do atender bem e do trabalho em equipe.

O palestrante relatou de que maneira podemos servir, ainda melhor, na casa de Deus. Foi uma manhã de provocação de pensamentos, para que os funcionários pudessem refletir sobre suas ações e como melhorá-las para que o fiel que venha até a paróquia seja acolhido com amor. Dos ensinamentos passados pelo professor, ficaram marcados duas frases: “o dever de quem serve é servir com alegria” e que devemos sempre “fazer o melhor, nas condições que tem, enquanto não tem condições melhores de fazer melhor ainda”.

Para Luciana Martins, auxiliar de serviços gerais há sete anos trabalhando na paróquia, a experiência foi super produtiva. “Achei muito legal. Mudou muita coisa! Entre nós mesmos, os funcionários, estamos notando mais respeito entre um e outro, além do público também. E as pessoas que vem até a igreja estão percebendo essa mudança”, contou.

Toda segunda-feira, antes de entrar no trabalho, às 8h, os colaboradores se reúnem no Santuário de Adoração para entregar a semana de trabalho à Deus. Você também pode se juntar nessa corrente de oração, participe!