Notícias da Diocese › 28/04/2015

Toda vocação nasce do seio da Igreja

Com informações do Serviço de Animação Vocacional
Pastoral Vocacional –
Diocese de SJCampos

Em março aconteceram os Encontros Vocacionais DESPERTAR I, nas Regiões Pastorais de nossa Diocese. O DESPERTAR I é o primeiro encontro do processo de discernimento vocacional, que acontece num período de dois anos. Os encontros são promovidos pela Pastoral Vocacional com o objetivo de ajudar o(a) jovem no discernimento de sua vocação. Nos encontros são trabalhados temas que abrangem a totalidade do chamado de Deus ao homem, chamado à vida natural, à uma vida cristã, a um modo específico de viver e servir ao Reino de Deus. Não somente temas religiosos, mas outras reflexões que, também, ajudam o (a) jovem no seu desenvolvimento e amadurecimento pessoal, como afetividade, sexualidade, identidade pessoal e comunitária, responsabilidades, entre outros assuntos que melhor contribuem com o (a) jovem para uma madura e convicta decisão e resposta ao chamado que Deus faz.

É importante ressaltar que os encontros vocacionais não são exclusivos para jovens, moças e rapazes, que desejam ingressar no seminário ou na vida religiosa, mas sim a todos que desejam descobrir e aprofundar-se no chamado que Deus os faz, seja ao sacerdócio ou à vida religiosa, ao matrimônio, ao laicato consagrado, ao trabalho missionário. Contudo, são destes encontros que despontam os jovens que ingressam no seminário de nossa Diocese.

Enfim, os encontros vocacionais são uma forma em que a Igreja, por meio da Pastoral Vocacional presta ajuda àqueles que querem discernir a vocação. Somente por Ela e com Ela é que podemos descobrir os caminhos que Deus tem a nós para missão, afinal, toda vocação nasce do seio da Igreja.

Se você sente o chamado de Deus e deseja aprofundar-se neste mistério de Deus que chamamos de vocação, estamos aqui para te ajudar, faça o processo de discernimento vocacional. Procure a Pastoral Vocacional de sua Paróquia ou nos contate pelo e-mail: pvdiocesesjcampos@gmail.com. O primeiro Despertar já foi, mas ainda dá tempo de iniciar seu caminho, veja as datas e locais dos encontros DESPERTAR II que acontecerão em nossa Diocese.

Região Pastoral I
Dia 16 de maio, sábado, às 18h30 junto ao Grupo de Jovens Celebra
Local: Paróquia São João Bosco (Jd. das Industrias – SJCampos)

Região Pastoral II