Notícias da Diocese › 09/05/2017

UJUCAT – promove seminário com o tema: “Cultura de Vida X Cultura da Morte”.

UJUCAT (União dos Juristas Católicos na Diocese de São José dos Campos) promove no dia 20 de maio (sábado), das 9h às 12h, no auditório da Faculdade Católica-SJC o seminário com o tema: “Cultura de Vida x Cultura da Morte – Fundamentos das noções de Bem, Verdade e Moral face aos dilemas contemporâneos”.

Clique AQUI e faça sua inscrição. Vagas limitadas.

Haverá certificação em parceria com a Católica-SJC.

Palestrantes

Cultura da Morte e relativismo moral: suas origens e os antídotos para salvaguardar a verdadeira Cultura da Vida.

Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva

Nasceu em Piracicaba–SP e foi ordenado sacerdote da Diocese de Osasco em 2006. É doutor em Teologia Moral pela Universidade da Santa Cruz, em Roma. A partir de 2013, tornou-se conferencista em temas como gênero, aborto, defesa da família e educação. Atualmente é Pároco da Paróquia São Domingos, em Osasco.

Certezas e incertezas do Direito: fundamentos para as noções de Bem, Verdade e Moral face aos dilemas morais

Dr. Ricardo Henry Marques Dip

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero. Mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito. É membro fundador do Instituto Jurídico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal). É acadêmico de honra da Real Academia de Jurisprudencia y Legislación de Madri (Espanha). É diretor da Seção de Estudos de Direito Natural do Consejo de Estudios Hispánicos Felipe II, de Madri, e membro do Conselho de Redação de sua revista Fuego y Raya, publicação hispanoamericana de história e política. É membro do comitê científico do Instituto de Estudios Filosóficos Santo Tomás de Aquino, de Buenos Aires. Integra o Conselho Acadêmico da Seção de Filosofia do Direito de El Derecho: Diário de Doctrina y Jurisprudencia, sob a rubrica da Universidade Católica Argentina. É membro do Conselho Editorial da Revista do Irib e do Conselho Editorial Nacional da Revista de Direito Notarial, editada pelo Colégio Notarial do Brasil. É integrante do Conselho Editorial dos Cadernos do CENoR, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É titular da cadeira n. 12 da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário e da cadeira n. 23 da Academia Notarial Brasileira. Autor de vários livros publicados no Brasil e no exterior.

Sobre o tema

É facilmente identificado em nossa sociedade contemporânea que no cerne dos nossos mais graves problemas encontra-se a questão moral, embora poucos consigam defini-la com clareza. Fragilizada pela ausência de noções claras do que é o Bem e a Verdade, a própria Moral tornou-se algo relativo e, consequentemente, maleável, utilizada para fins retóricos. Não sem consequências, esse relativismo moral produziu frutos na sociedade e cristalizou uma das principais batalhas de nossa sociedade contemporânea que é a da Cultura da Vida versus a Cultura da Morte.

São João Paulo II mostrou-se incansável guerreiro neste front e com clareza aponta na Encíclica Evangelium Vitae que “Este horizonte de luzes e sombras deve tornar-nos, a todos, plenamente conscientes de que nos encontramos perante um combate gigantesco e dramático entre o mal e o bem, a morte e a vida, a “cultura da morte” e a “cultura da vida”. Encontramo-nos não só “diante”, mas necessariamente “no meio” de tal conflito: todos estamos implicados e tomamos parte nele, com a responsabilidade iniludível de decidir incondicionalmente a favor da vida”.

No campo do Direito, essas questões adquiriram contornos particulares, responsáveis por produzir hoje grande impacto sobre as decisões jurídicas e sobre todo o arcabouço das Leis produzidas em nosso País e no mundo. Esse seminário tem em vista o enquadramento deste conflito, de modo que a questão da Moral, do Bem e da Verdade possa retornar ao debate contemporâneo livre de viés relativista para a construção de uma verdadeira Cultura da Vida.