Palavra do Pastor › 02/07/2014

Um ano da Jornada Mundial da Juventude

Celebramos neste mês de julho o aniversário de UM ANO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, acontecida no Rio de Janeiro em 2013, com a presença do Papa Francisco e de milhões de participantes e de Romeiros e Romeiras: Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas e uma multidão de jovens de todas as partes do mundo. Foi realmente um grande acontecimento de graça e de bênção de Deus sobre toda a Igreja Católica, especialmente para os jovens de nossas dioceses.

Tive a alegria de participar das comissões de preparação da Jornada Mundial, animando, ainda no Regional NE3 da CNBB a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Que momentos lindos de encontro com Jesus Cristo e sua Mãe, que celebrações maravilhosas preparadas e participadas pelos jovens em todo o nosso Brasil e no Cone Sul da América. Depois a Semana Missionária realizada em todas as Dioceses do Brasil, por todos os quadrantes da nação, com a participação de jovens brasileiros e estrangeiros de mais de 120 países do mundo. Quanta alegria, quanto cuidado uns com os outros, quantos momentos de evangelização e de encontro com comunidades, pessoas, situações e desafios. Momentos formativos e celebrativos. Visitas a comunidades, igrejas, hospitais, prisões, escolas, universidades, instituições, quartéis, etc… Jovens evangelizando jovens com a ajuda de comunidades envolvidas no processo de vivência da Semana Missionária.

Depois, a viagem para o Rio de Janeiro e o encontro oficial da Jornada Mundial da Juventude. Nos primeiros três dias as CATEQUESES feitas pelos Bispos em mais de 300 comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tive a oportunidade de, como Bispo Catequista, estar presente em três paróquias diferentes do Rio de Janeiro. Encontrei-me com uma multidão de jovens animados, corajosos, vibrantes, acolhedores, apaixonados por Jesus, o Senhor da Vida. Que lindo escutar, de um jovem do Equador, depois de uma catequese que fiz para jovens com deficiência, “… quando Deus olha para mim, Deus me vê como seu filho querido e perfeito…” E é isso que realmente os jovens quiseram gritar no Rio de Janeiro: “Deus vê a cada um e a cada uma como seu filho(a) querido(a) e amado(a)”. Foi realmente isso que o Papa Francisco, com sua presença maravilhosa na Jornada Mundial da Juventude, veio dizer e testemunhar: Deus ama os Jovens como seus filhos queridos e espera deles uma resposta de amor para como Ele e para com o mundo. Com a presença do Papa Francisco, apontando para Jesus e convidando ao testemunho eclesial, a Jornada revestiu-se de novo entusiasmo: os encontros com o Papa, as celebrações, os cantos, os vivas, a acolhida das famílias e comunidades do Rio de Janeiro, as amizades feitas, tudo foi um grande louvor ao Deus da vida.

Ao celebrarmos UM ANO deste grande acontecimento de graça e de bênçãos resta-nos a responsabilidade de levarmos adiante, como coragem, alegria e muito amor a EDUCAÇÃO DA FÉ dos jovens, que são o tesouro de nossas famílias e de nossas comunidades de Fé. É preciso que os jovens tenham lugar, vez e voz em nossas comunidades eclesiais. Que sejam amados e que saibam e sintam que são amados por aqueles que têm a responsabilidade de apresentar-lhes a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo. Que nossa querida Diocese de São José dos Campos, que participou com tanta gente e com grande entusiasmo da Jornada Mundial da Juventude, possa ter sempre em seu coração, como prioridade fundamental, a educação da Fé das crianças, adolescentes e jovens.

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB