Artigos › 24/07/2017

Um seguimento sempre radical

Jesus é a palavra que Deus tinha para dizer ao mundo. Como é significativo pensar assim, pensar no amor incondicional de Deus por todos nós, traduzido nas atitudes concretas do Homem de Nazaré.

E vivendo como um de nós, Jesus soube propor um seguimento radical, seguimento feito de renúncia dos nossos esquemas e de tomar a cruz, como a parte desafiadora de seguir os passos do Senhor. Muitos querem sim, seguir o discipulado de Cristo, mas por uma via fácil, sem comprometimento, sem sincera e autêntica conversão, e isso não os levará jamais a compreender a intensidade de Cristo.

O encontro com Jesus muda nossa vida. Passamos da tristeza para a alegria, professando também o que Pedro professou: “Tu sabes tudo, tu sabes que te amo” (Jo 21, 17).

Jesus deseja seguidores que anunciem, com alegria, o que é a essência do Evangelho – só pode anunciar a alegria, aquele que vive a alegria do encontro com o Senhor. Não uma alegria ausente dos problemas, mas uma alegria que brota de uma certeza única: o Senhor está conosco!

Foi assim que os Apóstolos viveram os primeiros tempos do Cristianismo, tocados pela força do Espírito Santo, recordando-se do que Jesus os havia ensinado e dos muitos sinais deixados pelo Mestre. Quantos estão à beira do caminho, esperando uma palavra de encorajamento, esperando um olhar que os devolva. Muitos precisam deixar seus leitos e voltar a andar. É cuidar, com ternura, dos que sofrem nesta terra, buscando meios de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Jesus está vivo! Não é uma informação e sim uma certeza! Anunciemos essa certeza! É a alegria de contagiar todos os corações!

Pe. Sílvio Cesar da Silva, SDB
Pároco da Paróquia Sagrada Família