Notícias da Diocese › 06/06/2017

Um trabalho silencioso e eficaz

Para começar nossa conversa, precisamos eliminar um erro em nossa comunicação. Você sabia que não existe “mudo”? Pois é, o correto é dizer deficiente auditivo, pessoa com surdez ou surdo. E você já parou para imaginar como deve ser difícil viver em uma sociedade tão dependente do barulho? Será que sobra espaço para nossos irmãos surdos? A Diocese de São José dos Campos conta com o apoio da Pastoral do Surdo para acolher da melhor maneira possível quem possui essa limitação. Vamos conhecê-la?

A Pastoral do Surdo é composta de surdos e ouvintes voluntários, chamados a evangelizar por meio da Libras. Responsáveis em levar o amor de Deus a todos os corações, em especial aos surdos e familiares.

Em nossa Diocese, nasceu na Paróquia do Espirito Santo, pela necessidade de um casal de noivos surdos que estava para se casar.  Um grupo de pessoas ouvintes e seus familiares decidiram realizar a cerimônia de casamento em libras, de forma com que os noivos, os padrinhos e convidados, em sua maioria surdos, pudessem participar integralmente. Nessa ocasião foi convidado um padre surdo para abençoar o casamento, isso ocorreu aproximadamente no ano de 1992. A partir daí a pastoral foi se expandido em outras paróquias conforme as necessidades da comunidade surda.

Para unificar os trabalhos paroquiais, criou-se a pastoral diocesana, dando ainda mais força ao trabalho silencioso e eficaz. Hoje, a pastoral já está presente nas paróquias Espirito Santo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Catedral São Dimas, São Sebastião, Santíssima Trindade e a mais recente, Nossa Senhora de Lourdes.

A Pastoral do Surdo hoje serve à comunidade com a catequese, interpretação das santas missas e atividades paroquiais como, por exemplo, interpretação do sacramento do Matrimônio, Batismo e outros. Estamos em sintonia com a Pastoral do Surdo Nacional, que tem como missão anunciar Jesus Cristo à comunidades surda, presentes nos Regionais do Brasil através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores).

Também tem a missão de contribuir para que os surdos assumam seu espaço dentro da Igreja Católica, nos diversos serviços e ministérios, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP).

Em muitas famílias ainda se pode encontrar o preconceito e a discriminação. A Pastoral do Surdo tem também essa missão de agir dentro do círculo familiar do surdo, dando todo amparo que ele precisa. Não só no âmbito religioso, mas sobretudo, no social.

Por fim, o grupo busca o respeito da identidade e da cultura dos surdos a fim de valorizar todas as suas potencialidades, e ajuda-os na mediação do diálogo com o a sociedade e principalmente, com Deus.

Para participar, é preciso conhecer os meios de comunicação do surdo, particularmente a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), instrumento e mediação do diálogo com os outros e com Deus.

Clique aqui e curta a página da Pastoral no Facebook.

[box_light]Você sabia: A Libras não é mímica ou simplesmente gestos, ela é reconhecida como Língua natural da Comunidade Surda, regulamentada pela Lei 10.436/2002 e o decreto 5626/2005.[/box_light]

Horários de missas com interpretação em Libras – Língua Brasileira de Sinais – pela Pastoral Diocesana do Surdo.

São José dos Campos:
Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro – Domingo, 11h
Paróquia Espírito Santo – Domingo, 10h
Paróquia N. S. de Lourdes – Domingo, 19h
Paróquia São Sebastião – Domingo, 11h
Catedral São Dimas – todo último domingo do mês, 11h

Jacareí:
Santuário N. S. do Carmo – Domingo, 9h

Primeira Comunhão dos Surdos em 2016, celebrada na Catedral de São Dimas.

1 Comentário para “Um trabalho silencioso e eficaz”

1. Vanessa Vieira disse:

A Pastoral do Surdo, agradece ao Jornal Expressão pela belíssima matéria sobre nossa missão. Que os leitores aproveitem e conheçam mais sobre a evangelização dos irmãos Surdos.