Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 07/10/2013

“Uma rádio para evangelizar” – 20 anos de Rádio Mensagem

Fazer ecoar a Boa Nova do Cristo foi o grande impulso para a aquisição da Rádio Mensagem. Em outubro de 1993, Dom Nelson Westrupp escrevia neste mesmo Jornal Expressão, em “A voz do Pastor”, o artigo que levava o mesmo título desta matéria: “Uma rádio para evangelizar”. Nele, Dom Nelson falava da importância dos meios de comunicação social e seu impacto na sociedade e sobre a motivação que o levou a acreditar no projeto de uma rádio diocesana. Citando Paulo VI, Dom Nelson afirmava que o uso dos meios de comunicação tornou-se essencial para a evangelização.  “A Igreja viria a sentir-se culpável diante de seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados” (Evangelium Nuttiandi, 45). Eis porque estou mais do que convencido de que, também nossa Diocese sentir-se-ia culpável diante do Senhor da Vinha e da História, se não fizéssemos de tudo para evangelizar através de uma rádio, que está ao nosso alcance, apoiando e colaborando generosamente na sua manutenção.”

Em outubro de 1993, Dom Nelson assinou a compra da rádio, adquirida da Rádio Clube de Jacareí, confiando na Providência. Com a ajuda de centenas de colaboradores a Rádio Mensagem se tornou um sonho alcançado. A evangelização por meio do rádio já acontecia por meio do programa Boa Nova, veiculado pela rádio Bandeirantes, e por isso sonhavam em alçar voos mais altos. Muitos leigos ajudavam na empreitada e também abraçaram o objetivo de conquistar uma rádio própria. Um grupo de leigos católicos se reuniu e começou a trabalhar para levar  a rádio Mensagem foi ao ar. Com auxílio da Fundação São José de Educação e Cultura (Fundec), que já atuava em vários trabalhos de comunicação, entre eles o Jornal Expressão, a Diocese de São José dos Campos conquistou a rádio.  Em 31 de outubro de 1993 foi ao ar a primeira transmissão da Rádio Mensagem.

Rádio Mensagem - faixadaAntiga base da antena da rádio na Rua Malek Assad – Jacareí

No ar – Foram dezenas de desafios, adequar a falta de experiência, amadorismo e chegar no que somos hoje, uma emissora profissional sem perder a essência da evangelização, esteada na informação”, afirma Donizete Eugênio, diretor de jornalismo da Rádio Mensagem.  Neste mês de outubro, completamos 20 anos de evangelização e informação e ratificamos uma certeza, juntos, podemos chegar muito mais perto de quem precisa. E com a colaboração dos ouvintes, benfeitores, conquistamos um espaço importante neste segmento da comunicação. Tem um jornalismo dinâmico e diferenciado. Possui equipamentos de produção e transmissão de áudio de última geração. Conta com uma equipe de funcionários católicos, éticos e profissionais. Na frequência AM, a Rádio Mensagem tem a maior audiência da região.

Momentos históricos

31 de outubro de 1993 – Primeira transmissão da Rádio Mensagem.

1997 – Cobertura da Missa com o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

2 de julho de 1998 –  aumento de potência de transmissão de mil para 5 mil Watts.

De 9 a 13 de maio de 2007 – Cobertura da visita do Papa Bento XVI a São Paulo e Aparecida na V Conferência do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano).

SONY DSC2011 – concorrendo com mais de 100 emissoras católicas brasileiras, o programa “Por dentro do Assunto” recebeu o prêmio Microfone de Prata, da Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil), Rede Católica de Rádio (RCR) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na categoria religiosa.

JMJ Rio 2013 – Em vista da realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em julho de 2013, a Rádio Mensagem apresentou durante um ano o programa “Na Trilha da Jornada”, com entrevistas e notícias sobre o maior evento mundial para jovens da Igreja Católica.

Aniversário da Rádio – Shows, bailes e a Semana da Cidadania são realizados em comemoração ao aniversário da rádio todos os anos.

Internet – A Rádio Mensagem está também na internet, há 12 anos, pelo site www.radiomensagem.am.br, sendo possível ouvir a programação on line.

Clube Mensagem – O Clube Mensagem é formado por sócios que colaboram na sua maioria, mensalmente, para manter a Rádio Mensagem no ar com sua programação evangelizadora. Hoje, o Clube Mensagem conta com uma média de 15.700 sócios cadastrados, porém desse número apenas 30% colaboram fielmente para manter a nossa emissora.

Programação Atual  – 24 horas no ar

A Rádio Mensagem é uma emissora da Diocese de São José dos Campos que busca o compromisso com a verdade. Tem como principais objetivos evangelizar, formar e informar as famílias, contribuindo na construção de uma sociedade mais crítica, justa e solidária.

É a mais popular do Vale do Paraíba. Opera em 1470KHz com 5 mil watts de potência. Atua com audiência e poder comercial em Jacareí, São José dos Campos, Santa Branca, Paraibuna, Igaratá e Monteiro Lobato, abrangendo aproximadamente 1,3 milhões de habitantes.

Sua programação diferenciada, ao vivo e popular, atinge um grande índice de audiência e participação.

A Rádio Mensagem, por meio de seus comunicadores, procura manter o mesmo padrão das rádios da capital paulista. Em seus programas, a Rádio Mensagem apresenta um jornalismo local, dinâmico e atuante. Também é a única na região que transmite o programa do Padre Marcelo Rossi, fenômeno de audiência em todo o Brasil.

SONY DSCRobson (Robinho), Alexandre, Marcão, Carlos Sena, Donizete, Padre Pedrinho, Cristiéle, Elisângela, Silvio, Elenir, Dona Teresinha, Luciane, Márcio Buin, Vanessa, Caroline, Padre Edinei, Ana Lúcia e Fernando. 

 

 

[box_dark]

No mês de outubro a Rádio Completa 20 anos e se prepare para uma grande festa.

5 de outubro – Missa de Ação a Graça na Igreja Matriz Paróquia Imaculada Conceição em Jacareí. A missa acontece as 19 horas.

18 de outubro – Baile de Aniversário (Baile à Fantasia) no Luso Brasileiro em São José dos Campos. O baile acontece a partir das 23 horas e tem como animação a Banda Palace.

25 de outubro – Show de Aniversário (Em prol dos assistidos dos Vicentinos) no Ponte Preta em Jacareí. O Show acontece a partir das 20 horas e tem presença confirmada de Cantores de Deus, Flavinho e Ministério Vida e Comunhão. Entrada 1 Kilo de alimento não perecível. (Exceto Sal) os convites podem ser retirados na Recepção da Rádio Mensagem, com os representantes da Rádio e nas secretarias Paróquiais gratuitamente.

[/box_dark]

 

 

[box_light]

Programação Rádio Mensagem

Segunda a Sexta-feira
5hs – Manhã Sertaneja – Ledmar Reis
8hs – Jornal da Mensagem – Donizete Eugênio / Vanessa Oliveira / Ana Lucia Ferreira
9hs – Momento de Fé – Padre Marcelo Rossi
10hs – Show da Mensagem – Carlos Sena
12h15 – Falando de Vida – Donizete Eugênio
13hs – Comunicação Total – Marcos Floriano
16hs – Arquivo Musical – Silvio de Castro
20hs – Boa Nova – Renovação Carismatica
21hs – Caminhos da Fé – Paulinho Oliveira

Sábado
8hs – Vinde Adoremos – Padre Rogério Felix
9hs – Momento de Fé – Padre Marcelo Rossi
10hs – Diocese em Movimento – Vanessa Oliveira
11hs – Panorama Esportivo – Donizete

Domingo
8h15 – Boa Companhia – Silvio de Castro
11hs – Quem é você? – Carlos Sena

[/box_light]

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.