Notícias da Diocese › 11/11/2013

100 anos de fé em Eugênio de Melo

A Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo completa 100 anos em dezembro. A comunidade está se preparando para celebrar a data com uma bonita novena em honra a padroeira, comemorada no dia 8 de dezembro. A Igreja Matriz já está pronta para a festa, após receber uma nova pintura externa.  Atualmente, padre Luciano Barbosa é o pároco.

O distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, completou 136 anos em agosto, mas os registros históricos apontam que a primeira Igreja surgiu há 100 anos, no terreno da antiga fazenda Honda.

A paroquiana Madalena Fernandes Gil reúne um importante acervo documental sobre a história do Distrito para a publicação de um livro. Lugar onde passou toda a vida, constitui família e suas raízes, D. Madalena está organizando fotos, depoimentos e documentos para a publicação de um livro sobre a história do Distrito, que aguarda liberação de patrocínio. Nos registros, também a história da paróquia, dos padres que passaram por ali e das vocações nascidas ali, como o padre Eduardo Fraga, o padre Roberto Lessa e o padre Luciano, que agora é o pároco.

Curiosidades sobre a Igreja –  feita de taipa de pilão, a primeira construção não resistiu a um ataque de formigas saúva, por isso foi demolida. A nova igreja começou a ser construída em 1955, na praça onde está hoje. Até 1968 pertenceu à paróquia São Judas Tadeu, do Jardim Paulista. Outra história resgatada por Dona Madalena é sobre as imagens dos santos, peças de valor histórico, peças importadas, compradas no Rio de Janeiro no século passado pela matriarca da família Molina, uma das mais importantes de lá. Na época da construção da nova Igreja, as imagens foram levadas para as casas de diversas famílias. Alguns voltaram para a Igreja, outros estão até hoje com as famílias, e um deles não se sabe o paradeiro.

IMG_0252Padre Luciano, Diácono João Mendes e dona Madalena

História do Distrito – No século 19, o distrito era a Vila de Nossa Senhora dos Cafezais e teve importante participação na economia do município, por conta do cultivo e exportação do café. Para viabilizar a comercialização da safra, foi construída a Estação Ferroviária, inaugurada em
28 de agosto de 1977. A vila se transformou em distrito por um decreto, assinado em 31 de agosto de 1934.

Eugênio de Melo foi passagem para tropeiros. Marcante no distrito, a cultura desse grupo foi preservada e tem na Casa de Cultura “Rancho do Tropeiro Ernesto Villela”, uma grande homenagem.

Hoje, a localidade é região industrializada e tem o Ceagesp; o Núcleo do Parque Tecnológico, além de um comércio variado. Eugênio de Melo tem patrimônios históricos, incluindo a Estação Ferroviária, Capela Santa Cruz, Sede da Fazenda Galo Branco, Fazenda Honda.

3 Comentários para “100 anos de fé em Eugênio de Melo”

1. Amo está igreja.

2. Taubaté,08 de março de 2015.

Gostaria de ter o contato de telefone,pois moro em Taubaté e preciso de algumas informaçôes sobre meu batismo.
    Me desculpe mas foi o unico modo que achei de me comunicar obrigada!

Sandra Moreira

• DECOM disse:

Quais informações quanto ao seu batismo você precisa? Quanto a Paróquia Imaculada Conceição citada na matéria, ela fica no distrito de no Eugênio de Melo e o contato é (12) 3905-1776.