Palavra do Pastor › 04/01/2013

2013 e a juventude

[dropcap]I[/dropcap]niciamos um novo ano com muitas perspectivas evangelizadoras e eclesiais; um ano que terá como destaque especial a juventude e sua evangelização. O ponto alto será a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

Olha o que diz o Papa Bento XVI: “Convido a vos preparardes para a Jornada Mundial do Rio de Janeiro, meditando desde já sobre o tema do encontro: “Ide e fazei discípulos entre as nações” (cf. Mt 28,19). Trata-se da grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual ainda hoje, dois mil anos depois. Agora este mandato deve ressoar fortemente em vosso coração. O ano de preparação para o encontro do Rio coincide com o Ano da Fé, no início do qual o Sínodo dos Bispos dedicou os seus trabalhos à “nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Por isso, me alegro que também vós, queridos jovens, sejais envolvidos neste impulso missionário de toda a Igreja: fazer conhecer Cristo é o dom mais precioso que podeis fazer aos outros” (Mensagem do Santo Padre Bento XVI para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude). Convido a todos, especialmente os jovens, a ler e meditar esta mensagem do Santo Padre. Clique AQUI.

Outro grande evento evangelizador que vem ajudar neste ano é a Campanha da Fraternidade 2013, com o tema: “Fraternidade e Juventude”. O lema desta CF significa já uma resposta ao tema da JMJ 2013: “Ide e fazei discípulos entre as nações” (cf. Mt 28,19). “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8). Esta CF tem como objetivo geral: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz” (Texto-base da CF 2013, nº 4). Este objetivo geral desdobra-se em três objetivos específicos.

Dentro da quaresma, quando acontece a CF, nossa Diocese terá a alegria de receber a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora, que chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro de 2011, estão percorrendo as Dioceses do Brasil e estarão aqui entre os dias 15 e 22 de março. Esta Cruz foi entregue aos jovens pelo Beato João Paulo II na conclusão do Ano Santo da Redenção, em 22 de abril de 1984, quando ele disse: “Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção”. É esta Cruz que visitará nossa Diocese, proporcionando-nos um momento muito forte de evangelização para todos nós.  Por isso, nesses dias, a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa é prioridade na Diocese. Será o nosso “Bote Fé” diocesano.

Outro momento forte será a Semana Missionária de 16 a 20 de julho, quando nossa Diocese receberá dois mil jovens peregrinos vindos de outros países. Eles virão para conhecer nossos jovens, nossos movimentos, nosso modo de viver a fé, nossa alegria, antes de seguir para o Rio de Janeiro. Com certeza, a Semana Missionária será uma grande partilha da vivência da fé, uma grande partilha do seguimento de Jesus Cristo entre esses jovens, que receberemos, e os nossos. Preparemo-nos para este grande evento missionário.

Coloco em destaque também a 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada de 10 a 19 de abril de 2013, em Aparecida. Esta Assembleia terá como tema central: “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia”. Desta Assembleia virá uma grande contribuição para a vida e missão de nossas paróquias.

Avancemos na vivência do Ano da Fé, redescobrindo o caminho da fé, aprofundando os conteúdos da fé, que tem no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica. A todos os queridos diocesanos e diocesanas desejo um novo ano repleto das bênçãos de Deus.

Dom-Moacir

Dom Moacir Silva