12 de setembro de 2017

500 Anos da Reforma

A comemoração conjunta luterano – católica dos 500 Anos da Reforma, em clima ecumênico, é algo atual, relevante e até necessário para a sociedade em nossos dias. Ao lado do fenômeno da globalização, crescem paradoxalmente, em todas as partes do mundo, atitudes de intolerância, discriminação e, pasmem, defesa das conhecidas e ideológicas “guerras religiosas”.

Depois da belíssima e participada Celebração Ecumênica dos 500 Anos da Reforma na Igreja Luterana do Jardim Satélite, – presidida pelo Pastor Sinodal da IECLB Geraldo Graf e nosso Bispo Diocesano Dom Cesar Teixeira, – realizada no dia 31 de maio, com cobertura pela TV Vanguarda, a Diocese celebra ainda dois outros importantes eventos comemorativos.

1. Dia 11 de setembro

Ontem, em nossa Faculdade Católica, tivemos o Debate Acadêmico – Teológico sobre a pessoa de “Maria” e, seu papel na história da Salvação, em relação a Cristo e à Igreja. Com este tema “mariano” procurou – se unir duas grandes celebrações de 2017: 500 Anos da Reforma e 300 Anos do achado da Imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba.

Que bom ouvir e falar com liberdade a quem pensa e crê diferente de nós. Discutir Teologia num clima de respeito mútuo, procurando aprender um do outro, sem ofensas, preconceitos nem anátemas.

O Pr. Marcus Ziemann da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) falou de Maria no pensamento do Reformador Martinho Lutero. Uma feliz e anterior iniciativa na mesma linha foi a reedição ecumênica da obra “magnificat, o louvor de Maria” de Martinho Lutero, pelas Editoras Sinodal (Luterana) e Santuário. Vale a pena adquirir, ler o escrito e oferecê-lo de presente a um parente ou amigo evangélico.

O Pe. José Bizon, Assessor da CNBB Sul 1 para o Diálogo Ecumênico, discursou sobre “Maria na perspectiva ecumênica pós – conciliar” (Vaticano ll): convergências e divergências no pensamento teológico entre católicos e luteranos.

1. Dia 21 de Outubro

Às 19h, na Câmara Municipal de São José dos Campos, um Evento Social e Cultural, com apresentação de Música Sacra Cristã, do Gregoriano (típico da liturgia Católica) aos Hinos das Igrejas nascidas da Reforma. A música une a todos com Deus e entre si: “Quem canta, reza duas vezes” (Sto. Agostinho).

A apresentação ficará a cargo do Coro da Câmara do Vale do Paraíba sob a regência e direção do maestro Rodrigo Lopes. O seu objetivo é divulgar através de arte, valores como tolerância, convivência, respeito à diversidade cultural, humanismo, e espiritualidade, entre outros.

O grupo é composto por 10 cantores, oriundos de cidades do Vale do Paraíba com formação em canto lírico, dedicados ao estudo da música vocal de câmara. O grupo tem acompanhamento de órgão e violoncelo.

Sua apresentação no dia 21 de outubro terá como repertório: o Canto Gregoriano como ponto de partida e a Música Polifônica de Palestrina (1525 – 1594), seguida de Composições Luteranas, destacando os hinos compostos pelo próprio Reformador.

E, ainda, a Música Calvinista na França e a Anglicana, o que nos dá a dimensão da diversidade de cores, texturas e expressões da Música Cristã no século XVl. O auge do Estilo Luterano com Johann Sebastian Bach (1685 – 1750 séc. XVlll). “O objetivo e a meta final da música não deveria ser outro senão a glória de Deus e o prazer da alma” (Johann Sebastian Bach).

Finalizando a apresentação com o gênero musical “Negro Spirituals” dos séculos XlX e XX dos EUA, fundindo a cultura cristã europeia e africana.

Organize seu grupo da Igreja e participe conosco destes importantes Eventos dos 500 Anos da Reforma em nossa Cidade, num clima de amor fraternal, de respeito e diálogo ecumênico, buscando construir pontes e contribuir, naquilo que for possível, para que se realize o pedido de Jesus “que todos sejam um” (cf. Jo 17,21).

Pr. Marcus Ziemann
Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil