Notícias da Diocese › 26/03/2015

A GRANDE SEMANA

A Procissão de Ramos abre a Semana Santa nas paróquias da Diocese de São José dos Campos neste domingo, 29 de março. A celebração do Domingo de Ramos é quando a Igreja revive a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo saudado pelo povo como Rei dos Judeus. Dom José Valmor Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos, preside a celebração na Catedral de São Dimas, às 10h, com a participação dos fiéis que caminharão com seus ramos pelas ruas do Jardim São Dimas.

Até o Domingo de Páscoa, 5 de abril, uma série de celebrações renova nos fiéis a essência da fé: a ressurreição. Dom Cesar presidirá as missas e cerimônias da Semana Santa, na Catedral São Dimas e na Paróquia Imaculada Conceição, em Jacareí.

Todas as paróquias da Diocese celebram a Semana Santa. Os horários variam de acordo com a realidade de cada paróquia.

A Grande Semana

A centralidade e fundamento da fé católica está na Semana Santa, na qual celebra-se  a Ressurreição de Jesus Cristo. De fato, sem a morte e ressurreição de Jesus Cristo o cristianismo não existiria, daí a importância deste período para os católicos. Na Semana Maior, os fiéis renovam os votos do batismo e reascendem a esperança da vida eterna, em uma intensa programação que inclui: celebrações, missas e vigília. Na Diocese de São José dos Campos, as celebrações na Catedral São Dimas serão transmitidas pela Rádio Mensagem e pela Rádio Web São Dimas.

Na Quinta-feira Santa, às 9h, será celebrada a Missa Crismal, quando acontece a bênção dos Santos Óleos usados nos Sacramentos do Batismo e do Crisma, durante o ano, por todas as paróquias. Esta Missa é celebrada apenas na Catedral de São Dimas e todos os presbíteros da diocese participam. Nesta Celebração Eucarística, os padres renovam suas promessas sacerdotais feitas na sua Ordenação. À noite, inicia-se o Tríduo Pascal, com a Celebração da Ceia do Senhor, conhecida como Missa do Lavapés. No final desta missa, Jesus Eucarístico é retirado do tabernáculo e levado para local apropriado, onde os fiéis realizam a Adoração até o dia seguinte.

Na Sexta-feira Santa, único dia do ano em que não é celebrado missa, realiza-se a Solene Ação Litúrgica, a Celebração da Paixão do Senhor, quando a Igreja reza por todos e no final realiza a Adoração da Cruz. Neste ano, Dom Cesar Teixeira preside a Ação Litúrgica na Paróquia Imaculada Conceição, em Jacareí, às 15h.

À noite para auxiliar os fiéis na contemplação dos passos de Jesus até a crucificação, as comunidades costumam incluir elementos artísticos na Via Sacra, com a realização de Encenações que traçam as quinze estações da Crucifixão de Jesus. Confira programação das Paróquias aqui.

O “Sábado de Aleluia” na Igreja de todo o mundo é marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do “Fogo Novo”, quando é introduzido o novo Círio Pascal. As igrejas que passaram todo o dia fechadas em respeito à morte de Cristo, reabrem com os sinos e cantos de aleluia para anunciar que a vida venceu a morte e Jesus ressuscitou. Nesta celebração também é comum a realização do batismo. O costume remonta ao início do cristianismo, quando os adultos eram batizados apenas na Semana Santa.

O grande dia de festa é o Domingo de Páscoa, quando celebramos a Santa Missa com grande alegria e exultação. Inicia-se o Tempo Pascal, que dura 50 dias, período que deve ser vivido como se fosse um só dia de festa, ou melhor, como um grande domingo. O tempo Pascal termina com a celebração de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos (Jo 20, 19-23), que os transformou profundamente. O Espírito Santo, que veio a nós, de modo especial na Crisma, e também quer nos transformar.

Os fiéis cristãos-católicos sustentam a sua fé na certeza de que Cristo ressuscitou e, por Ele, continuam se encontrando durante mais de dois mil anos para celebrar a vida que não termina, mas que, em Cristo, encontra a sua plenitude.

[box_light]

1º de abril – Quarta-feira Santa
7h    Missa
15h    Confissões