Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 04/03/2015

Água, fonte de vida!

O uso consciente da água é o assunto que está sendo discutido pela Campanha da Fraternidade na Diocese de São José dos Campos-SP. A coordenação diocesana da CF escolheu tratar sobre a água por conta dos problemas que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especialmente no estado de São Paulo.

Durante a quaresma, vídeos com entrevistas com diversos especialistas ajudarão à comunidade a refletir sobre a questão. “Como o tema deste ano é abrangente, destacamos uma problemática atual para refletir. Queremos estimular as ações sobre o uso consciente da água, auxiliando a sociedade à exercer seu protagonismo, como agente transformador”, explicou Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da CF.

Com o apoio do professor Luciano Machado, da secretaria do meio ambiente de São José dos Campos, as ações querem motivar tomada de consciência sobre o uso racional dos recursos hídricos. “Devemos participar das discussões sobre o futuro e o presente de nossos recursos hídricos. São muitos os nossos desafios e perspectivas: a diversidade de usos da água, abastecimento urbano e industrial, uso agrícola e para irrigação, a demanda sempre crescente e, claro, a qualidade da água, diluição e tratamento de esgotos,” explica Luciano.

“Como cristãos devemos ter em mente que os bens naturais são de uso de todos, inclusive das próximas gerações. Assim, devemos zelar pela manutenção deste bem que nos foi confiado por Deus”, lembra o professor.

Para ele, a responsabilidade como cidadão é na participação não só em ações de economia doméstica, mas também em fiscalizações e cobranças do poder público.

“Temos o papel de cobrar das autoridades ações de planejamento para o menor desperdício na distribuição de água e em ações de recuperação dos corpos hídricos que contribuem para o Rio Paraíba do Sul, como o plantio de matas nas margens dos rios e das nascentes, por exemplo”, comenta.

Além da série de vídeos informativos, disponibilizados no canal da Diocese de São José dos Campos, no YouTube, a coordenação da Campanha da Fraternidade programou dois eventos para ampliar a participação da população. O primeiro será o Seminário sobre a Água, no dia 11 de março, às 19h30 no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos. E no dia mundial da água, comemorado em 22 de março, acontecerá a “Caminhada pela água”, a fim de mobilizar os moradores e olhar para o rio que corta a região norte da cidade. A saída será do Parque da Cidade com destino às margens do Rio Paraíba do Sul, onde haverá plantio de árvores nativas.

Assista aos vídeos sobre a crise hídrica, produzidos pela Diocese em youtube.com/Diocesesjcampos

[divider]

Seminário sobre a Água
Dia 11 de março, às 19h30
Local: auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos
(Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia, São José dos Campos / SP).

Presenças de
Oto Elias Pinto – Superintendente da SABESP;
Ricardo Novaes – Diretor de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos (SEMEA);
Fabiana Fiore – Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT/UNESP SJC;

[box_light]

Vamos nos mobilizar! Dia 22 de Março é dia mundial da água!

Participe da Caminhada pela Água!

caminhada_pela_água2015_in

Dia 22 de março (domingo)

10h30: Concentração em frente ao CEFE (Av. Olivo Gomes, Santana) – ao lado da portaria do Parque da Cidade.
11h: Caminhada até o Centro Comunitário do Alto da Ponte
11h40: Ato Ecumênico e plantio de árvores.

Leve a sua faixa ou cartaz com mensagens de conscientização pelo uso correto e sustentável da água.

Tire uma foto com a mensagem “Caminhada pela água. Eu vou!” e compartilhe com #CaminhadaPelaÁguaSJC

[/box_light]

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.