Notícias da Diocese › 27/04/2018

Aniversário da Diocese de São José dos Campos

No dia 1° de maio a Diocese de São José dos Campos completa 37 anos. A Igreja Mãe da Diocese, a Catedral de São Dimas celebra 13 anos de dedicação da Igreja e do altar. Participe da missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira.

Aniversário da Diocese e
Dedicação da Igreja Mãe da Diocese
Catedral São Dimas

Dia 1º de maio de 2018 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas – SJC)

Presidente da celebração: Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos.

HISTÓRIA

Instalada em 1º de maio de 1981, a Diocese de São José dos Campos possui uma grande história de evangelização pastoral e ação missionária.

Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro, é constituída por seis cidades, São José dos Campos, Jacareí, Igaratá, Paraibuna, Monteiro Lobato e Santa Branca.

A população estimada, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 980 mil habitantes, sendo 590 mil católicos.

Com 47 paróquias dividas em oito regiões pastorais, possui clero formado por 92 padres e 110 diáconos permanentes. Atualmente são 39 jovens seminaristas em estudos rumo ao sacerdócio e 2 diáconos transitórios.

A Diocese possui uma Faculdade Católica credenciada pelo Ministério da Educação, para a formação acadêmica de seminaristas e leigos.

São mais de 60 as obras sociais e entidades filantrópicas ligadas às paróquias, congregações e movimentos presentes.

Nossa ação pastoral se constitui em mais de 80 pastorais, movimentos, associações e novas comunidades. Sua história é marcada pelas Assembleias Diocesanas. Todas elas apontaram de forma bastante clara as prioridades que deveriam nortear a ação pastoral-evangelizadora em momentos específicos da caminhada.

O MAPA DA DIOCESE

Ao longo de sua história, a Diocese ganhou novos contornos com a criação de novas paróquias. Ao ser criada, em 1981, a Diocese contava com 21 paróquias. Hoje são 47 paróquias – um crescimento que busca acompanhar o crescimento demográfico da região.

A organização da Diocese por Regiões Pastorais é para facilitar o trabalho pastoral. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região

Em 2017, em Assembleia Diocesana, foi aprovado o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP). O Plano servirá como um instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas.

Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral

AS ÁREAS PRIORITÁRIAS – AS 5 OPÇÕES PASTORAIS:

1. Família: Projeto de Deus;
  2. Juventude;
  3. Processo Catequético Formador de Discípulos Missionários;
  4. Dimensão Social da Fé;
  5. Ação Missionária;

BISPOS ANTERIORES

De 1981 a 1991 – Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, hoje arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro.

De 1991 a 2004 – Dom Nelson Westrupp, scj, hoje bispo emérito de Santo André.

De 2004 a 2013 – Dom Moacir Silva, hoje arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto.

O BISPO DIOCESANO

Dom José Valmor Cesar Teixeira é salesiano e natural da cidade de Rio do Sul/SC.

Em 20 de março de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo para a Diocese de São José dos Campos/SP. Tomou posse canônica no dia 17 de maio de 2014.

É o presidente, na CNBB nacional, da Comissão Comunhão e Partilha. Na CNBB Sul 1 faz parte da comissão econômica do estado.

Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena/SP. Fez seus estudos teológicos na PUC de Curitiba. Pós-graduação em Educação na Universidade Católica de Porto Alegre. MBA em Gestão Estratégia Institucional pela Northia de Florianópolis/SC. Fez o mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma.