Notícias da Diocese › 17/10/2016

Assembleia das Igrejas Particulares reflete a Pastoral Familiar à luz da Amoris Laetitia

Ana Lúcia Zombardi | Pascom Sul 1

“Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia” foi o tema central da 38ª Assembleia das Igrejas Particulares,  de 14 a 16 de outubro, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP).

Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano, padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de Pastoral, diácono José Carlos e a esposa Fatinha, da comissão diocesana da Pastoral Familiar, e o casal Renata e Silvano, coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar representaram a Diocese de São José dos Campos no evento, que também teve a presença do diácono José Silva, pela Comissão Regional dos Diáconos e da jornalista Ana Lúcia Zombardi pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1.

O tema central foi escolhido, dentre outras sugestões apresentadas durante a Assembleia Regional dos Bispos, realizada em junho, em Aparecida. Para ajudar na preparação da Assembleia das Igrejas foi elaborado um subsídio e enviado aos participantes.  Dom João Bosco Barbosa de Souza, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB Nacional e bispo diocesano de Osasco, fez a apresentação sobre o tema principal da 38ª Assembleia. No sábado, 15, o casal Pedro e Ketty de Rezende, da Arquidiocese de Campinas, que foram auditores no Sínodo dos Bispos, contaram sobre a experiência vivida durante o Sínodo. Os participantes reuniram-se em grupos e apresentaram as propostas para os questionamentos em plenário. Os frutos desta Assembleia serão apresentados em um subsídio que será preparado por Dom João Bosco.

A Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.