Notícias da Diocese

17 de março de 2017

Assembleia diocesana apresenta o Plano de Evangelização e Pastoral

Na manhã do dia 18 de março de 2017, o bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira, acompanhado da Equipe de Coordenação Pastoral (ECOP) composta pelos presbíteros: Pe. Alexsandro de Brito Ramos (Juventude / Presbíteros), Pe. Edinei Evaldo Batista (Coordenador de Pastoral), Pe. Geraldo Magela dos Santos (Ação Social), Pe. João Alves da Silva Sobrinho (Família), Pe. Luís Fernando de Siqueira Fonseca (Ação Missionária) e Pe. Thiago Domiciano Dias (Catequese) apresentaram ao clero, religiosas, seminaristas e lideranças leigas o Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP), em Assembleia na Faculdade Católica de São José dos Campos.

O encontro iniciou com a Oração de Laudes diante do Santíssimo Sacramento exposto. Ao final desse momento, Dom Cesar deu a bênção abrindo assim a Assembleia.

Após uma breve contextualização histórica conduzida pelo bispo diocesano, Pe. Edinei Evaldo Batista explicou a dinâmica do encontro e dividiu os participantes em 15 grupos para que cada qual lesse, refletisse e pudesse contribuir mais uma vez com outras sugestões ao PDEP.

Em sessão plenária foram apresentadas pelos secretários de cada grupo as sugestões de emendas. Duas propostas seguiram para votação dos delegados. Uma se referia à adequação da “visão diocesana”, no contexto “missão, visão e valores” e a outra no campo da Escola Catequética. O final da sessão se deu com a votação do Plano Diocesano que, por unanimidade, foi aprovado.

O PDEP será o instrumento de planejamento para todas as ações diocesanas. Todos os grupos, pastorais, ministérios, serviços, comunidades, movimentos, irão trabalhar, nos próximos anos (2017-2021), a partir das linhas de ação e dos projetos que foram elaborados ao longo da construção do Plano.

Na edição de abril do Jornal Expressão você conhece detalhadamente as prioridades diocesanas e nossa missão, visão e valores.

Para Padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral, um Plano de Evangelização elaborado coletivamente pretende ir além do objetivo de ser “mais um documento”, como muitas pessoas podem entendê-lo.

“Por esse caminho, quer ser a síntese de princípios, objetivos, referenciais e projetos que nortearão a ação evangelizadora e pastoral de toda a Diocese, efetivando-se em suas intenções, práticas, decisões e investimentos, tanto por parte dos que coordenam as ações quanto por aqueles que as executam nas bases,”conclui.

::Confira as fotos da Assembleia::

Assembleia Diocesana 2017

4ª Assembleia. Nos dias 12 e 13 de setembro de 2015 aconteceu a 4ª Assembleia, que escolheu cinco áreas prioritárias / cinco opções pastorais: 1. Família; 2. Juventude; 3. Processo catequético formador de discípulos-missionários; 4. Ação missionária; 5. Dimensão Social. A partir dessas cinco áreas foi elaborado este Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP), que procura responder às seguintes perguntas: O que somos?; A quem servimos? Onde queremos chegar?; Como faremos para chegar?.

::Assista a reportagem::






MISERERE   Ano Mariano

  1. LEANDRO F GIMENEZ

    é muito bom poder contar com um instrumento que facilite o trabalho na Diocese. e esse plano veio pra isso, eu tenho certeza


  2. Amarildo Henrique Marcelino

    Muito bom, espero que os Párocos e agentes de Pastorais e Movimentos USEM MESMO, um documento ruco de detalhes não pode ficar só no papel tem que ser usado e espero de coração que todos possam usufruir deste indispensável plano de evangelização que as pastorais e movimentos se unem e evandelizem, a missão é a mesma de todos os batizados.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *