Notícias da Diocese › 12/06/2013

Bispos do Regional Sul 1 participam da 76ª Assembleia que reflete a fé

CNBB

A 76ª Assembleia dos bispos do Regional Sul 1 da CNBB (SP), teve início na segunda-feira, dia 10, em Aparecida. Uma missa foi presidida pelo presidente do regional, cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A Assembleia é sediada na Pousada Bom Jesus de Aparecida, interior de São Paulo, tem como objetivo refletir “Ano da Fé – A Transmissão da Fé”. O subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB, Pe. Francisco de Assis Wlock, acompanha os trabalhos da assembleia.

Dom Odilo acolheu os bispos, presbíteros, diácono, religiosas e leigos que representam as dioceses e organismos do Regional Sul 1. O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis falou de sua alegria em receber a Assembleia em Aparecida, em especial refletindo um tema tão propício ao momento por que passa a Igreja.

DSC00649

O cardeal Odilo Scherer e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena apresentaram o tema da Primeira Sessão Conjunta. “Apresento três constatações que considero importante: 1- todos os documentos do Concílio Vaticano II tratam da transmissão de Fé; 2- foram mais de 300 bispos participando do Sínodo da Palavra no Vaticano, e se mostraram muito preocupados com a Nova Evangelização. Não se pode considerar a Evangelização como algo consumado, mas é necessário evangelizar de novo, evangelizar sempre; 3- há uma vitalidade nova que surge onde menos se espera, como por exemplo: aumento do número de católicos na Escandinávia e em Hong Kong, e a revitalização do cristianismo na França”, disse dom Odilo.

Em sua fala dom Beni abordou o objetivo do Concílio Vaticano II e das causas da crise de fé. “Foi um Concílio Pastoral, tendo como finalidade a Transmissão da Fé. O que mais se destaca na questão de crise da Fé é o secularismo. O futuro da Fé é a esperança”, completou. Na Segunda sessão foram feitas várias intervenções dos bispos a respeito do tema, após leitura dos subsídios de dom Beni. Em uma das intervenções, dom Luis Demétrio Valentini, bispo de Jales destacou que “a América Latina é o continente que quer ser cristão, o continente que se assume como cristão; somos um povo que quer ser Igreja”. A Assembleia se encerra nesta quarta, dia 12.