Notícias da Diocese › 03/06/2016

Capela de Nossa Senhora de Fátima passa por reformas

Pertencente à Paróquia da Catedral de São Dimas, a Capela Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Esplanada, em São José dos Campos, foi fundada há 62 anos pela comunidade portuguesa. Uma construção simples, porém clássica, que atrai o gosto de muitos casais para celebrarem ali seu matrimônio.

Pensando na preservação da Capela, padre Rinaldo Roberto de Rezende, pároco da Catedral, iniciou uma grande reforma em seu interior e na parte externa, com projeto da arquiteta Alécia Xavier. O piso original do presbitério foi restaurado, a pintura foi refeita, foram colocadas pastilhas douradas no presbitério e substituídas as pastilhas das pilastras externas. A capela do Santíssimo foi totalmente reformada também. Na fachada da Igreja foram instalados uma nova cobertura e dois painéis de azulejo com imagens do Santuário de Portugal e de Nossa Senhora de Fátima. A ideia dos painéis foi uma forma de marcar o início das celebrações em preparação para o Centenário das aparições de Nossa Senhora, que será comemorado em 2017.

13 de maio – A tradicional procissão luminosa com Nossa Senhora de Fátima, organizada por Irmã Mariângela e comunidade da Capela Nossa Senhora de Fátima, do Jardim Esplanada, aconteceu no dia 13 de maio e tomou as ruas da cidade.  Cerca de 2 mil pessoas participaram da Missa Campal celebrada por Dom Cesar Teixeira, ao lado da Capela, que ao final da missa foi até a frente da Igreja e abençoou os novos painéis.

Com muita devoção, a cada 13 de maio, os fiéis comemoram o dia de Nossa Senhora de Fátima, que no ano de 1917, num domingo, manhã de céu claro, apareceu pela primeira vez a três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, para trazer a sua mensagem de paz.