Notícias da Diocese › 12/05/2015

Celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015

Comunicar a família:
ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor

No domingo da Ascensão do Senhor, 17 de maio, a Igreja celebra o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). A família é o tema central da mensagem do Papa Francisco para o DMCS deste ano.

A Pastoral da Comunicação de toda diocese vai celebrar esta importante data na Capela São Paulo Apóstolo, pertencente a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em São José dos Campos, na celebração da noite do domingo.

[box_light]

49º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Dia 17 de maio
Local: Capela São Paulo Apóstolo (Rua Crisante Barbosa Miranda, 130 – Jd. Nova Michigan – SJCampos)
Informações: pascomdiocesanasjc@gmail.com
www.facebook.com/pastoraldacomunicacao

[/box_light]

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído durante o Concílio Vaticano II e publicado no Decreto Conciliar Inter Mirifica (n. 18). Há 48 anos, o Magistério da Igreja, por meio das mensagens dos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI, e atualmente, do papa Francisco, acompanham o desenvolvimento e as contínuas mudanças que ocorrem no âmbito da comunicação. As mensagens são propostas de reflexão e trazem valiosas orientações sobre os diversos cenários midiáticos.

Mensagem para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A mensagem do Papa é dedicada ao tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, temática escolhida no contexto do Sínodo dos Bispos sobre a família.

“Considerei oportuno que o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais tivesse como ponto de referência a família. Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar a querer tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família de um novo ponto de vista”, assinalou o Santo Padre.

Francisco sublinha diversos aspectos que envolvem a comunicação e a família. Entre elas a de que na experiência familiar é que os filhos aprendem a oração, “forma fundamental de comunicação”.

“Muitas vezes, ao adormecerem os filhos recém-nascidos, a mãe e o pai entregam-nos a Deus, para que vele por eles; e, quando se tornam um pouco maiores, põem-se a recitar juntamente com eles orações simples, recordando carinhosamente outras pessoas: os avós, outros parentes, os doentes e atribulados, todos aqueles que mais precisam da ajuda de Deus”, assinala.

“A maioria de nós aprendeu, em família, a dimensão religiosa da comunicação, que, no cristianismo, é toda impregnada de amor, o amor de Deus que se dá a nós e que nós oferecemos aos outros”, acrescenta Francisco.

A mensagem desafia e incentiva as famílias cristãs a não ficarem fechadas em si próprias, mas a “sair, ir ter com o outro”.

“As famílias que assim procedem podem comunicar a sua mensagem de vida e comunhão, podem dar conforto e esperança às famílias mais feridas, e fazer crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias”, completa.

Citando as limitações que enfrentam as famílias, o Papa lembrou que “não existe a família perfeita” e que é preciso enfrentar os desafios de “forma construtiva”. Nesse contexto destacou o perdão como “dinâmica de comunicação”.

O Papa defendeu ainda uma educação para o pluralismo, no interior de cada família: “Uma criança que aprende, em família, a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando o seu ponto de vista sem negar o dos outros, será um construtor de diálogo e reconciliação na sociedade”.

Leia a mensagem na íntegra.