Notícias da Diocese › 30/03/2016

Celebrar a Misericórdia

Neste ano, dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a festa que celebramos no Segundo Domingo da Páscoa, se reveste de um caráter ainda mais especial.

Instituído por São João Paulo II, o Domingo da Divina Misericórdia é uma oportunidade para mergulhar na grandeza do mistério da Ressurreição. Contemplamos o peito de Cristo, aberto pela lança do soldado e de onde saiu sangue e água (cf Jo 18, 34).

Para tornar a Festa da Misericórdia ainda mais especial, programe sua peregrinação particular, em família, com seu grupo, pastoral ou movimento a uma das Portas Santas, em nossa diocese.

jFcbI4ln

Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus
como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

Na Diocese de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira estabeleceu dois locais de peregrinação: na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos e na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, em Jacareí. Estas portas, semelhantes às Portas Santas das Basílicas papais de Roma, permitem fazer a peregrinação jubilar àqueles que não puderem ir a Roma.

Agende uma peregrinação a Igreja com a Porta Santa e avise ao Centro Diocesano de Pastoral (centpast@diocesesjc.org.br).

As Portas Santas na Diocese: Catedral de São Dimas (Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jardim São Dimas, São José dos Campos). Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso (Praça Conde de Frontim, 39 – Centro, Jacareí).

O que fazer nesse Ano Santo?
Na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vividas em diferentes etapas:

• Realizar peregrinações;
  • Praticar as obras de misericórdia;
  • Intensificar a oração;
  • Passar pela Porta Santa em Roma ou na Diocese;
  • Perdoar a todos;
  • Buscar o Sacramento da Reconciliação;
  • Superar a corrupção;
  • Receber a indulgência;
  • Participar da Eucaristia;
  • Fortalecer o ecumenismo;
  • Converter-se.

As obras de misericórdia
A experiência da misericórdia torna-se visível pelo testemunho concreto. Todas as vezes que um fiel viver uma ou mais destas obras pessoalmente, obterá a indulgência jubilar.

Obras corporais

1. Dar de comer aos famintos;
  2. Dar de beber aos que tem sede;
  3. Vestir os nus;
  4. Acolher o estrangeiro;
  5. Visitar os enfermos;
  6. Visitar os encarcerados;
  7. Sepultar os mortos.

Obras espirituais

1. Aconselhar os duvidosos;
  2. Ensinar os ignorantes;
  3. Admoestar os pecadores;
  4. Consolar os aflitos;
  5. Perdoar as ofensas;
  6. Suportar com paciência as injustiças;
  7. Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.