Conheça o roteiro dos Símbolos da JMJ no Distrito Federal, Goiás e Tocantins

Jovens Conectados | Setor Juventude – CNBB

A Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegam ao centro do país no mês de maio. A peregrinação começa por Tocantins, em seguida, passa pelo Distrito Federal, e depois segue para Goiás. Os dois estados, mais o DF, compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB.

Mapa-Centro-OesteO itinerário passará por 17 dioceses, sendo que três delas são arquidioceses (Palmas, Brasília e Goiânia), e uma delas é uma prelazia: Cristalândia, sediada em Tocantins. Prelazia é uma circunscrição territorial semelhante a uma diocese, mas que recebe esse nome por circunstâncias especiais, como a grande extensão, a baixa densidade demográfica ou a escassez de estrutura.

O Regional Centro-Oeste também tem outra pecularidade: nem todas as dioceses seguem exatamente os limites estaduais (veja o mapa ao lado). É o que ocorre com a Diocese de Porto Nacional, que abarca paróquias localizadas em municípios de Goiás e Tocantins. O mesmo ocorre com a Prelazia de Cristalândia. Além disso, a Ilha do Bananal, que pertence ao estado de Tocantins, faz parte de outra prelazia, a de São Félix do Araguaia, que, por sua vez, está sediada em Mato Grosso, estado que corresponde ao Regional Oeste 2.

A peregrinação da Cruz e do Ícone no Regional Centro-Oeste terá duas grandes celebrações especiais: O Bote Fé Palmas, no dia 6 de maio, e o Bote Fé Brasília, no dia 12 de maio, quando os Símbolos da JMJ chegam finalmente à capital do Brasil. Depois de passar por todo o regional, os Símbolos seguem para o Mato Grosso do Sul, estado que corresponde ao Regional Oeste 1 da CNBB.

Veja a seguir o roteiro completo:

1° a 2 de maio: Diocese de Tocantins (TO)

3 a 4 de maio: Diocese de Miracema do Tocantinópolis (TO)

5 a 7 de maio: Arquidiocese de Palmas (TO)

8 e 9 de maio: Diocese de Porto Nacional (TO)

10 e 11 de maio: Prelazia de Cristalândia (TO)

12 e 13 de maio: Arquidiocese de Brasília (DF)

14 e 15 de maio: Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO)

16 e 17 de maio: Diocese de Goiás (GO)

18 e 19 de maio: Diocese de São Luís de Montes Belos (GO)

20 a 21 de maio: Diocese de Jataí (GO)

22 e 23 de maio: Diocese de Itumbiara (GO)