Notícias da Diocese › 17/09/2014

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

No dia 21 de setembro é lembrado, civilmente, no Brasil, o DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Em torno dessa data, na Diocese de São José dos Campos , há alguns anos, realiza-se a Semana Diocesana de reflexão e de oração voltada à missão junto a elas, promovida pelo CODIPED – Conselho Diocesano das Pessoas com Deficiência.

O objetivo dessa semana é motivar fiéis e comunidades de nossa Igreja Particular a assumir e fortalecer o impulso missionário na realidade da deficiência sensório-motora-intelectual.

O Papa Francisco na exortação “Evangelli Gaudium” e em diversos outros momentos tem conclamado a Igreja a estar de portas abertas e a sair em direção as periferias a fim de evangelizar os pobres, sendo manifestação da misericórdia do Senhor.

Muitas iniciativas estão sendo tomadas a nível social em vista da inclusão que deveriam se igualmente assumidas e desenvolvidas a nível eclesial, pois a Igreja seguindo o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo deve se caracterizar pela atitude de acolhida e de inclusão de todos no dinamismo da evangelização.

Nós membros do CODIPED queremos motivar fiéis, pessoas consagradas, clero e comunidades a divulgarem no período de 20 a 28 de setembro a mensagem de nosso pastor, Dom Cesar, para essa ocasião, bem como, os eventos litúrgicos e de reflexão que serão enviados via Centro Diocesano Pastoral.

Um deles é a Romaria das pessoas com deficiência, parentes, cuidadores e amigos ao Santuário de Aparecida para celebração da missa, às 18h00, no próximo dia 20 de setembro juntamente com a Romaria de São Paulo.

Que o Espírito Santo desperte no coração de muitas pessoas o desejo de trabalharem nesse setor da vinha do Senhor e; deste modo, ajudem suas comunidades atender o chamado urgente que o Senhor está fazendo a Igreja.

No primeiro sábado de cada mês, das 9h às 11h, acontece na Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJC) a reunião do CODIPED. Para a qual convidamos você a participar conosco, somando forças na missão.

Pe. José Valdir Rodrigues
Assessor Eclesiástico do CODIPED

[divider]

Confira o convite e mensagem de Dom Cesar.

[youtuber youtube=’https://www.youtube.com/watch?v=I_v_swliB4E’]

1 Comentário para “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”

1. Diácono Laércio disse:

Belíssima atitude. Colocar-se a serviço de irmãos deficientes é de grande coragem pois, eles também fazem parte da sociedade. Parábola do bom samaritano. Que sejamos cristãos acolhedores e não de exclusão desses irmãos que fazem parte da sociedade doutrinal de Nosso Senhor Jesus o Cristo. Parabéns a essa diocese. Parabéns também a que tomou essa iniciativa. Maravilha, maravilha. Deus os abençoe e que possam encherem de bons frutos a toda igreja católica.
    Abraço fraterno.
    Diácono Laércio.