Artigos › 01/12/2014

Digo a todos: Vigiai!

Inicia-se o novo Ano Litúrgico correspondente ao ano B – destaque para o Evangelho de Marcos.

Neste Tempo do Advento a Igreja relê e revive “esses” grandes acontecimentos da história da salvação no “hoje” da sua liturgia; é tempo de expectativa e espera, o que não quer dizer que ficaremos parados, acomodados, mas sim preparando a nossa “casa interior” para aquele que está para chegar: o menino Deus! Advento é tempo de construir, de caminhar, de abrir o coração “a esta compreensão ‘espiritual’ da economia da salvação” (CaIC 1095).

Às vezes, nos surpreendemos rezando frases feitas, mas pode acontecer de não nos dar conta de como são preciosas, por exemplo, quando rezamos “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”, estamos dizendo: Meu Senhor e meu Deus, eu quero ser um cristão melhor, perseverar na oração, praticar o perdão; testemunhar a fé, o amor, a partilha e a gratidão em uma vida segundo o Espírito. É um bom propósito para esse Tempo do Advento!

Sabendo que liturgicamente o menino Deus chega no Natal, permaneçamos atentos, pois pode acontecer que Ele se apresse e nos chame de repente – pode ser ao anoitecer, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer (Mc 13, 35) –, que bom será se Ele nos encontrar preparados. Em vista disso, a todos que entram em contato com o projeto de Deus, o Evangelho desse 1º Domingo do Advento adverte: VIGIAI!

Diácono Alexandre Magno de Andrade
Paróquia da Catedral de São Dimas