Notícias da Diocese › 15/03/2016

Dioceses da Sub-Região Aparecida estudam Acordo Brasil-Santa Sé

O Acordo Brasil-Santa Sé foi o tema de um Encontro Formativo realizado no dia 14 de março, na Faculdade Católica de São José dos Campos. Ministrado pelo assessor jurídico da CNBB, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, o evento foi promovido pelas dioceses da Sub-Região Aparecida, que compreende a Arquidiocese de Aparecida e as Dioceses de São José dos Campos, Caraguatatuba, Lorena e Taubaté com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento teve a participação de seus cinco bispos, o cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Cesar Teixeira, Dom José Carlos Chacorowski, Dom João Inácio Müller e Dom Wilson Angotti Filho. Participaram também funcionários e colaboradores dos departamentos jurídico, contabilidade, recursos humanos e patrimônio das Dioceses presentes. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, no Auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos.

“Esses encontros são importantes para difundir a existência do Acordo e promover sua aplicação”, explicou Dr. Hugo. Formalizado em 2010, o Acordo é fruto de um extenso trabalho que vinha sendo feito ao longo de anos, visando chegar a um consenso mínimo, que definisse em primeiro lugar o estatuto jurídico da Igreja Católica, reconhecendo sua personalidade jurídica de modo a ter sua situação formalmente regularizada, e contendo alguns pontos específicos de interesse comum entre ambas as partes.

Durante o encontro, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros explicou os diversos artigos do Acordo, citou exemplos e tirou dúvidas dos participantes. “Foi muito esclarecedor e recebemos novas questões que vai auxiliar muito em nossa atuação”, afirmou Laura Maria Valeriano, do departamento de Patrimônio da Diocese de São José dos Campos.

O bispo de Lorena e presidente da sub-região, dom João Inácio Müller agradeceu aos presentes e ao Dr. Hugo e afirmou “Nós nos damos um grande presente, esse dia nos trouxe muita elucidação, firmeza e consistência para o nosso agir. Também levantou muitas novas questões e nos deu disposição para continuarmos a buscar conhecimento e esclarecimentos”.

| Por Ana Lúcia Zombardi – Departamento Diocesano de Comunicação