Notícias da Diocese › 22/07/2014

DOM NELSON WESTRUPP: 50 ANOS DE VIDA SACERDOTAL

No dia 3 de julho, Dom Nelson Westrupp, scj, Bispo da Diocese de Santo André, celebrou 50 anos de seu sacerdócio, em missa realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro de Santo André, SP.  A celebração foi presidida pelo próprio jubilando e concelebrada pelos demais arcebispos e Bispos presentes.

Dom Nelson é natural de São Luís, Município de Imaruí, SC. Ordenou-se sacerdote em 28/06/1964, na cidade de Brusque, SC. Foi sagrado bispo em 20/07/1991, tendo sido o segundo bispo de São José dos Campos, exercendo seu ministério de 1991 a 2003, sendo posteriormente bispo de Santo André, até agora.

Tem como lema: “Sem mim nada podeis”

Atuou como bispo membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1; coordenador da sub-região de Aparecida; responsável pela Dimensão Bíblico-Catequética, no Regional Sul 1; responsável pela Pastoral Vocacional e membro do Conselho Fiscal no Regional Sul 1; membro do Conselho Permanente da CNBB (2007 – 2011).

Esteve à frente do Regional Sul 1 da CNBB do Estado de São Paulo como presidente por dois mandatos. Foi eleito para a presidência do Regional em 2003. Em 2007, foi reeleito para um segundo mandato que terminou em 2011.

Estiveram presentes na celebração o Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia e Pregador do Jubileu, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o Bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral; o Bispo de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden; o Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira; o Bispo Emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos; o Bispo de Campo Limpo, Dom Luis Antonio Guedes; o Bispo auxiliar de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau e o Abade do Mosteiro São Bento de São Paulo, Dom Mathias Tolentino Braga.

Também marcaram presença o Clero diocesano de Santo André, diversos Padres da Diocese de São José dos Campos, dente outros, além dos familiares de Dom Nelson e de fiéis de várias comunidades pastorais que lotaram a catedral diocesana.

Em seu pronunciamento, dom Nelson Westrupp, scj, recordou da felicidade do seu primeiro dia quando foi ordenado presbítero. “Estou vivendo neste Jubileu, pela graça de Deus, a felicidade do primeiro dia, um dia que não teve ocaso até agora. Sinto que minhas mãos ainda exalam e recendem o perfume do Óleo Sagrado daquele primeiro dia”, disse.

Hoje, disse dom Nelson, “se algum aventureiro me perguntar o segredo de minha felicidade sacerdotal, repetirei com o Salmista aquele verso que aprendi ao me tornar coroinha: “Irei ao altar de Deus, ao Deus que é minha alegria e meu júbilo” (Sl 43/42, 4), pois, foi Ele que me enviou para ser nos místicos prados e campinas de Taubaté, de Roma, de Brusque, de São José dos Campos e do Grande ABC, o venturoso  semeador da caridade pastoral, flor que nunca murcha e luz que não se apaga no coração sacerdotal fiel a Cristo e à Igreja”, afirmou emocionado.

Durante a celebração, com a catedral totalmente lotada, os presentes fizeram uma retrospectiva pelas cinco décadas percorridas por Dom Nelson em seu sacerdócio ministerial e agradeceram a Deus por esses abençoados 50 Anos de Sacerdócio. “Este cinquentenário é como uma bela árvore frondosa com saborosos frutos de dedicação, zelo pastoral, amor, entrega, oblação, comunhão e oração”, expressaram os fiéis.

Em entrevista à Milícia da Imaculada, Dom Nelson Westrupp disse estar alegre com a ação de graças pelos seus 50 anos de vida sacerdotal, ainda mais feliz por celebrar junto com o Jubileu da Diocese de Santo André. “Sem dúvida, poder celebrar uma data especial e significativa, tanto para a Diocese como para mim pessoalmente, é sempre motivo de alegria. E alegria maior ainda é poder agradecer a Deus e sentir-se envolvido numa única ação de graças. Tanto o Jubileu de ouro sacerdotal como o Jubileu de Diamante da Diocese, são momentos fortes para recordar o amor e a obra de Deus em nossa história, para agradecer, mas também revisar, reavivar e pautar metas com novo ardor para o serviço ao Reino de Deus”.

Em agradecimento pelas felicitações por seus 50 anos de sacerdócio, Dom Nelson enviou esta carta a Dom Cesar e ao clero da Diocese de São José dos Campos (Clique na imagem para ampliar):

Carta de Dom Nelson