Notícias da Diocese › 28/08/2015

Membros de células de todo mundo estarão em uma audiência privada com o Santo Padre no dia 05 de setembro

Por Fernanda Albuquerque, Pascom Espírito Santo

Na terça-feira, 1° de setembro, 85 fieis sairão de São José dos Campos/SP para um compromisso muito importante na Itália: se encontrar com o Papa Francisco, em Roma, no dia 05 de setembro, em uma audiência privada com membros de células de evangelização do mundo todo. O grupo, liderado pelo padre Luis Fernando Soares, levará na bagagem a experiência de 10 anos nesse sistema inovador de evangelização em pequenos grupos, além de uma revista especial contando toda essa história com versões em português, inglês e italiano.

“Essa viagem é muito importante para nós como a coroação do trabalho realizado no mundo inteiro. Especialmente para nós da paróquia, que vivenciamos as células há dez anos, hoje com mais de 3.000 pessoas participando de nossas redes. Existem muitas iniciativas de evangelização no mundo. Todas são válidas, mas algumas recebem um incentivo especial, como esse reconhecimento pontifício, as apresentando como modelo para outras comunidades. O Papa Francisco, ao reconhecer o sistema, afirma que esse trabalho vai de encontro à missão da Igreja”, comenta padre Luis Fernando, que foi o pioneiro a adotar as células paroquiais no Brasil, implantadas na paróquia em 2005.

O início desse movimento na Paróquia Espírito Santo contava com 17 células, que se multiplicaram de tempos em tempos, até chegarem às atuais 257 células. O pároco completa: “para mim, particularmente, que estudo esse sistema há muitos anos, a audiência com o Papa me faz muito alegre. A expectativa é de colher os frutos desse trabalho que foi árduo, mas que já tocou muitas pessoas que se converteram ou tiveram suas vidas transformadas por meio das células. Vamos presenciar, no coração da Igreja, o reconhecimento do trabalho que tem abençoado tantas paróquias e comunidades no mundo inteiro”.

Capa da revista PES de Cristo, especial sobre o trabalho das células.

Os detalhes do projeto de evangelização no Brasil, iniciado na Paróquia Espírito Santo, foi retratado em uma revista especial sobre o tema que será entregue como presente ao Sumo Pontífice. Durante meses a equipe da Pastoral da Comunicação da paróquia (PASCOM PES de CRISTO), mergulhou nas histórias e testemunhos de pessoas que participam das células e traçou uma linha do tempo contando a trajetória do sistema de evangelização em pequenos grupos no Brasil e no exterior. O resultado foi uma bela edição, com 56 páginas e 6.500 exemplares, que terá versões em português, inglês e italiano. A distribuição começa neste final de semana, ao final das missas, mas todo o grupo que viajará para a Itália levará alguns exemplares da publicação para distribuição aos membros de célula do mundo todo que participarão da audiência.

Para saber mais.

As células. A palavra “célula” se entende por um pequeno grupo de fiéis leigos, unidos em íntima comunhão com o pastor, baseado na oração e no serviço, em constante multiplicação. Encontram-se uma vez por semana, exprimindo o sentido de profunda fraternidade que se abre através da relação pessoal entre os membros e com atenção especial aos que estão afastados da fé.

Surgimento. O Sistema das Células Paroquiais de Evangelização foi introduzido na Itália por Dom PiGi Perini em 1987, depois de tê-lo conhecido na Paróquia de São Bonifácio, em Pembroke Pines, na Arquidiocese de Miami. Deste lugar começou a difundir-se por diversos países. Desde 1990, na Paróquia de Santo Eustórgio, em Milão, na Itália, acontece um Seminário Internacional sobre o sistema de células.

Reconhecimento oficial. O decreto de reconhecimento definitivo das “Células Paroquiais de Evangelização” foi entregue nas mãos de seu idealizador, Dom PiGi Perini, em 15 de abril deste ano, pelo cardeal Stanislaw Rylko, na Sede do Pontifício Conselho para Leigos, na Itália. O decreto relata: “é fundamental para a Igreja revigorar a identidade missionária dos fiéis leigos e exortar aos pastores a ter consciência do dever de fazer da paróquia uma comunidade ardente de fé, onde os membros são ´agentes de evangelização’ e a paróquia ´centro constante de envio missionário´”.

Dom PiGi, que já visitou a Paróquia Espírito Santo em 2008, comemorou a oficialização do sistema. “Essa etapa é muito importante na vida das células e da Igreja, porque garante que não se trata de uma iniciativa de um pároco, mas de uma metodologia pastoral que qualquer pastor pode colocar em prática, no intuito de fazer seus paroquianos vivenciar a realidade do Batismo em maneira mais autêntica e profunda”.

Passeio pela Itália. Durante a viagem, o grupo também fará uma pequena peregrinação a pontos turísticos e religiosos da Itália. Eles passarão por Roma (Vaticano, Capela Sistina, Basílica e Praça de São Pedro, túmulos papais, Coliseu, Fontana de Trevi, etc.), Assis (local onde viveram São Francisco e Santa Clara), Cássia (convento e túmulo de Santa Rita). O passeio foi organizado pela Peregrinus Viagens / Itiquira Turismo, parceira da paróquia em diversas peregrinações pelo mundo.

1 Comentário para “Grupo de fiéis da Paróquia Espírito Santo embarca para encontro com Papa Francisco”

1. Elisa Caetano disse:

Estamos em oração, Deus seja louvado por esse momento!
    Que o Espírito Santo esteja com todos, nesta audiência com o Papa Francisco. Maravilhoso o nosso pastor conhecer este projeto Celular onde podemos, vivendo em Célula toda semana termos um encontro nas casas, com Jesus e com os irmãos.