Notícias da Diocese › 23/10/2017

Grupo de reflexão ajuda pais que sofrem a perda de um filho

Ainda que a dor seja aguda e aparentemente incontrolável, nenhuma noite é tão longa que não permita a chegada de um novo dia. Ainda que o percurso seja longo e difícil, pela fé se aprende a percorrer esse caminho, que ensina a elevar a maternidade-paternidade humana a uma maternidade-paternidade divina.

Lidar com a dor do luto não é fácil. Mais difícil ainda quando esse luto é decorrente da partida precoce de um filho.

O Grupo nasceu no dia 19 de setembro de 2009, quando uma família enlutada desejou estar ao lado de pais e mães que passavam pela mesma dor, inspirado nos encontros que acontecem na Itália, na Associação “Figli in Cielo”.

O padre Rogério Augusto, Diretor Espiritual do Grupo, esteve na Itália, com a fundadora da Associação e trouxe as primeiras informações de como os encontros acontecem.

Filhos no Céu. O Grupo desenvolve um trabalho de acompanhamento das famílias ao longo de um processo de elaboração do luto. É a presença discreta e amável da Igreja junto aos pais que viveram a dolorosa experiência da perda de um filho ou filha.

Muitos pais chegam prostrados pela dor, mas aos poucos vão encontrando consolação. Em muitos casos eles que foram buscar consolo, passam a consolar os que chegam. É falando da dor que as forças são renovadas. É mostrando o amor de Deus que a dor vai se acalmando, sobretudo porque renasce nos corações a esperança de um encontro futuro no céu.

É a certeza de que a morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida em Cristo, por isso a Celebração Eucarística é fundamental.

Os encontros acontecem todo mês, em Jacareí, no terceiro sábado às 17h, na Paróquia Santa Cecília, e em São José dos Campos, terceiro domingo, às 15h, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade.

Os encontros se iniciam com a Celebração Eucarística, e em seguida acontece o momento de reflexão e partilha.

No dia 02 de novembro – Finados, o grupo será responsável pela missa no Cemitério Padre Rodolfo Komoreck, às 14h.

Mais informações podem ser obtidas no blog www.filhosnoceu.org.br

[divider]

No dia 15 de outubro, o Grupo de Reflexão “Filhos no Céu” reuniu-se na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro Vista Verde, para uma Manhã de Espiritualidade.

Estiveram presentes, além dos pais e mães que participam mensalmente dos encontros, pais e mães da Arquidiocese de Pouso Alegre, membros do grupo que nasceu da experiência dos encontros aqui da nossa diocese.

Neste ano a reflexão foi sobre o tema: “ À luz de Maria, recomeçar a partir do luto”, a qual falou sobre o sofrimento humano e a presença de Nossa Senhora nesse momento tão duro e escuro na vida de um pai e uma mãe. Padre Rogerio Felix e Eliete Gomes (coach) conduziram as reflexões.

2 Comentários para “Grupo de reflexão ajuda pais que sofrem a perda de um filho”

1. Elaine disse:

que legal essa iniciativa, estou passando por esse momento do luto , dia 11/12/23 , perdi meu filho de 16 anos, para uma doença de fígado que veio junto com ele em seu nascimento, estou me sentindo perdida, sem entender se devo continuar, e pensando, o porque dele ter partido tão cedo , ele estava tão lindo, tão grande, aí meu Deus, como isso dói…

• Departamento Diocesano de Comunicação disse:

Que Deus conforte você e toda sua família!
      Se possível, passe seu contato pelo e-mail comunicacao@diocesesjc.org.br para que possamos passar para o Grupo Filhos no céu, que poderão te ajudar a enfrentar esse momento difícil de perda de um filho ou você pode fazer contato direto com os responsáveis: Tel.: (12) 3942-9726/ 99759-1909/ 99762-9270