Palavra do Pastor › 31/10/2014

“Ide e evangelizai”…

Que grande alegria poder escrever este artigo, do jornal Expressão e site da Diocese, sobre a presença e o serviço dos Fiéis Leigos(as) na vida da Igreja, em favor do mundo. Vivemos, nestes dias, tantas celebrações que nos lembram a importância fundamental dos Leigos e Leigas na Igreja Católica: a primeira etapa do Sínodo dos Bispos sobre a Família, acontecido em Roma no mês de outubro, do qual participou um casal de nossa Diocese como representante dos Leigos e Leigas da Igreja do Brasil (Equipes de Nossa Senhora), as celebrações do cinquentenário do Concílio Vaticano II, com seu espírito renovador da Igreja, especialmente lembrando, quanto aos Leigos(as), os documentos: “Lumen Gentium” e “Aspostolicam Actuositatem”, os muitos documentos dos Papas dos últimos cinquenta anos animando a Igreja em seu caminho de renovação e de fortalecimento na Fé, contanto especialmente com os Fiéis Leigos, os documentos do Episcopado Latino-Americano e Brasileiro que, tantas vezes, colocaram os Leigos e Leigas no centro de suas preocupações e projeções. Tudo isso é uma grande alegria para a Igreja e para cada batizado em particular. Milhões e milhões de Leigos(as), no mundo todo, engajados em suas paróquias, comunidades, serviços, ministérios extraordinários, pastorais, responsabilidades as mais diversas, vivem profundamente a vida eclesial e sustentam a fé de seus irmãos e irmãs nos mais variados empenhos. E mais, sustentam os seus pastores com sua colaboração, ajuda, oração, amizade, sendo verdadeiros discípulos e missionários de Jesus nos caminhos da vida. Pessoas de todas as profissões e tarefas humanas, de todas as idades e condições sociais, engajados na construção de um mundo melhor, mais fraterno, mais justo, mais conforme o sonho de Deus. Dias atrás, foi realizada, em Itaici, a 36ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul I, da Cnbb, e o tema principal foi: “ a presença dos Leigos e Leigas nas tarefas e missão da Igreja”.

O documento de Aparecida nos diz: “os melhores esforços das paróquias, neste início de terceiro milênio, devem estar na convocação e na formação de leigos missionários. Só através da multiplicação deles poderemos chegar a responder às exigências missionárias do momento atual. Também é importante recordar que o campo específico da atividade evangelizadora Leiga é o complexo mundo do trabalho, da cultura, das ciências e das artes, da política, dos meios de comunicação e da economia, assim como as esferas da família, da educação, da vida profissional, sobretudo nos contextos onde a Igreja se faz presente somente por eles” (DA 174). E sabemos que o redator chefe do documento de Aparecida foi o então Cardeal Bergoglio,  hoje nosso querido Papa Francisco, que deixou e continua a deixar em seus pronunciamentos e documentos sua marca de amor e de incentivo aos Leigos e Leigas, construtores da vida da Igreja e do mundo, criado por Deus.

Gostaria, pois, de incentivar todos os Leigos e Leigas de nossa Diocese no seu engajamento eclesial e agradecer, de todo coração, a todos e todas, que, pelo batismo recebido, são fiéis as seus compromissos com a Igreja, cuja cabeça  é Jesus Cristo e cujos membros somos cada um de nós.

Novembro é, também, o mês dedicado, especialmente, à reflexão, formação e organização do Dízimo em nossas comunidades. Que bom poder ler na Palavra de Deus, no livro do Eclesiástico: “Não se apresente de mãos vazias diante do Senhor, pois tudo isso é pedido pelos mandamentos. A oferta do justo alegra o altar, e o perfume dela sobe até o Altíssimo” (Eclo 35, 4-5). Que possamos sempre mais retribuir ao Senhor Deus, por tudo o que ele continuamente nos concede, colaborando com a Igreja e com suas necessidades e ações evangélicas e caritativas. Deus abençoe a todos.

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB