Palavra do Pastor › 06/06/2013

Louvor e gratidão

Ao longo de nove anos e meio estive neste espaço do Jornal Expressão, como Administrador Diocesano e Bispo Diocesano, exercendo a missão de ensinar a porção do Povo de Deus confiada aos meus cuidados pastorais. Refletimos aqui a respeito dos grandes momentos e acontecimentos da vida da Igreja a nível universal, nacional, regional e local. Repercutimos os ensinamentos do Papa, da Santa Sé, do Conselho Episcopal Latino-americano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Tratamos de diversas questões pastorais, litúrgicas e espirituais. Agora encerro minha atuação neste espaço do Órgão Oficial da sempre querida e amada Diocese de São José dos Campos.

Louvo e agradeço a Deus, nosso Senhor, por participar da história desta Igreja Particular desde o seu início. Caminhamos juntos por trinta e dois anos; uma história bonita e rica de significados. Durante o tempo que coube a mim governar esta Diocese tive a alegria de viver, com todos os diocesanos, muitos momentos e acontecimentos significativos, tais como o Jubileu de Prata da Diocese, a celebração do I Sínodo Diocesano, a instalação o Instituto de Teologia Santa Teresinha, as diversas ordenações diaconais e presbiterais, a criação e instalação de novas paróquias. Muito significativas foram as Visitas Pastorais e as visitas às comunidades por ocasião da festa dos padroeiros e por ocasião da celebração da Crisma de jovens e adultos. Quanta riqueza humana e espiritual experimentei nesses encontros! Deus seja louvado.

Louvo e agradeço a Deus pelos padres: os meus antecessores no presbitério (sou o 6º padre ordenado nesta Diocese), os meus colegas no presbitério e por fim, os meus colaboradores no presbitério desde o dia 1º de dezembro de 2003. Muito obrigado a vocês pela fraternidade sacramental que sempre nos uniu, pela amizade e cooperação na missão pastoral nesta nossa amada Diocese. Peço perdão por não corresponder a algumas perspectivas de vocês ao longo deste tempo em que o Senhor me colocou à frente desta porção do Seu povo.

Louvo e agradeço a Deus pelos diáconos permanentes. Já disse e vou continuar repetindo: a caminhada eclesial de nossa Diocese não seria a que conhecemos sem a presença e ministério de vocês. Continuem firmes na missão.

Louvo e agradeço a Deus pelos seminaristas e vocacionados. Avancem com firmeza e generosidade na resposta ao Senhor que chama. O Senhor distinguiu vocês com um amor de predileção.

Louvo e agradeço a Deus pela presença e atuação dos religiosos e das religiosas na Diocese. Com a vivência dos próprios carismas vocês enriquecem nossa caminhada eclesial. O mesmo digo das pessoas consagradas nas novas formas de vida consagrada.

Louvo e agradeço a Deus pelos leigos e leigas. Vocês fazem um caminho muito bonito em nossa Diocese. Vocês constituem uma grande riqueza da nossa Diocese. O Concílio Vaticano II, no Decreto sobre o Apostolado dos Leigos, afirma: “No interior das comunidades da Igreja a ação dos leigos é tão necessária que sem ela o próprio apostolado dos pastores não poderia, muitas vezes, alcançar o seu pleno êxito”. (AA, 10). Avancem sempre mais como discípulos missionários de Jesus Cristo. Aos amados jovens repito o que disse Bento XVI, no dia 10 de maio de 2007, no Pacaembu: “vós sois o presente da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada”.

Louvo e agradeço a Deus pelos colaboradores mais diretos (padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas) que me acompanharam, apoiaram e colaboraram comigo no governo da Diocese. Muito obrigado! Que Senhor recompense a cada um de vocês.

Louvo e agradeço a Deus, nosso Senhor, por todos os fiéis que constituem a querida e amada Diocese de São Jose dos Campos; pelo carinho, amizade e cooperação que me dedicaram e, sobretudo, pela oração de vocês que me acompanhou e me sustentou na missão nestes anos. Que o Senhor, fonte de todo bem e toda bênção, recompense a todos e cada um de vocês. Um grande abraço e minha bênção.

foto_oficial_dom_moacir_silva

Dom Moacir Silva